Associe-se

O Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) manifesta apoio à normatização de equipamentos para provas equestres, oficializada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no último dia 30/10, em prova no Haras Raphaela.
O documento (ABNT PR 1008) conta com 5 volumes e é destinado à normatização de equipamentos utilizados nas atividades esportivas equestres. O objetivo geral da norma é descrever as regras das modalidades de Vaquejada, Laço e Três Tambores, além de estabelecer os equipamentos necessários para cada uma das competições.
“O trabalho começou em fevereiro de 2020 e busca trazer segurança jurídica aos eventos, tanto para a preservação do participante (cavaleiro), como dos animais (cavalo e boi)”, destaca Caco Auricchio, presidente da Associação Brasileira de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).
“A princípio, essas cinco partes da norma foram elaboradas contemplando três modalidades, mas a intenção é que a ABNT desenvolva Práticas Recomendadas para as mais de 20 modalidades existentes que podem fazer parte dos eventos equestres no país, promovendo ainda mais bem-estar aos animais e competidores”, explica Mário William, presidente da ABNT.
“É uma medida importante para dar segurança jurídica às modalidades esportivas equestres. As normas permitem aos profissionais juízes de provas a identificação de quais e como os equipamentos estão sendo utilizados nos animais, contribuindo para um nivelamento padronizado de equipamentos e uma maior isonomia nos julgamentos. O impacto à cadeia produtiva do cavalo também é expressivo, tanto aos produtores de equinos, quanto aos fabricantes de equipamentos, promotores de provas e competidores”, destaca Edson do Nascimento, gestor de Qualidade da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.