Notícias

ABQM e ABNT discutem normalização para uso de equipamentos no transporte animal e provas equestres

Escrito por ABQM

14 JUN 2022 - 11H27

O superintendente-geral da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Manuel Rossitto, e o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, se reuniram para discutir pautas de interesse do setor equestre.

 

A normalização de equipamentos para transporte animal, com base na Resolução n. 937 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi um dos principais temas do encontro institucional.

 

"A ABNT em parceria com a ABQM vem desenvolvendo um amplo trabalho voltado à normalização para atualização de normas de transporte animal e uso correto de equipamentos em provas, visando garantir segurança, saúde e qualidade de vida aos cavalos da raça Quarto de Milha. A Prática Recomendada ABNT é um documento normativo que difere de uma norma brasileira e não substitui as normas ou legislações vigentes", explica Mário William Esper.

 

As Práticas Recomendadas (PRs) da ABNT definem requisitos e diretrizes para a utilização de equipamentos nas provas equestres do Quarto de Milha. Até o momento, seis PRs já foram regulamentas para os seguintes esportes da raça: Laço Individual, Três Tambores, Vaquejada, Laço em Dupla, Rédeas e Team Penning.

 

"Já entregamos também Práticas Recomendas para Operações seguras em organizações durante situações de pandemia, Diretrizes Gerais e Boas Práticas e Bem-Estar Animal. No momento, estamos trabalhando na estruturação de mais três modalidades esportivas do Quarto de Milha: Apartação, Ranch Sorting e Seis Balizas. Vamos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento e competitividade do setor equestre e do esporte com cavalos que é tão importante para o nosso país", garante o presidente da ABNT.

 

Até 2023, devem ser concluídas as PRs das mais de 20 modalidades praticadas pelo Quarto de Milha no país.

 

Projetos Sociais do Quarto de Milha

 

A Associação Quartista conta ainda com a parceria da ABNT nos projetos sociais da raça, através da Equoterapia.

 

"Após os desafios impostos pela pandemia, lideramos junto a ABQM e Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), uma frente de trabalho para a criação de uma normalização internacional voltada a Equoterapia. Participamos de um projeto pioneiro de ressocialização de crianças da rede municipal de Araçatuba, diagnosticadas com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com agravamento em virtude do período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19", explica o presidente da ABNT.

 

Para o superintendente-geral da ABQM, a parceria com a ABNT garante boas práticas para a saúde e Bem-Estar Animal da raça que são prioridade para a Associação Quartista.

 

"Essa parceria com a ABNT é fundamental e tem o objetivo de garantir a saúde dos animais, bem como a isonomia das competições para maior competitividade nos Esportes Equestres. O cavalo mais versátil do mundo exerce um papel importante na economia do país e também em projetos sociais, como a Equoterapia. Com o apoio da ABNT, estabelecemos regras rígidas para criadores, proprietários, treinadores e competidores visando boas práticas esportivas e bem-estar do cavalo Quarto de Milha", conclui Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.