Associe-se

Desenvolver a cadeia produtiva do cavalo, através de projetos de inovação e da educação profissional, é o objetivo de uma iniciativa inédita da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Na última semana, a entidade iniciou tratativas para parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que desenvolve programas de formação profissional e promove a qualificação da mão-de-obra brasileira.
Em um workshop, realizado na Escola e Faculdade SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo (SP), as instituições debateram soluções para o desenvolvimento da indústria do cavalo. “A equinocultura movimenta mais de R$ 16 bilhões todos os anos. Segundo estudo do Ministério da Agricultura, o Quarto de Milha emprega mais de 310 mil pessoas e injeta cerca de R$ 5,8 bilhões na economia do país”, ressaltou o presidente da ABQM, Caco Auricchio.
Segundo o diretor da unidade do SENAI, Carlos Alberto Coelho, a parceria com a ABQM poderá ter várias plataformas de atuação: ‘Saudabilidade e Funcionalidade’, ‘Qualidade, Segurança e Shelf Life (vida útil de um determinado produto na prateleira)’ e ‘Sustentabilidade e Bioeconomia’. “Reconhecemos a importância desta iniciativa e estamos à disposição para diagnosticar oportunidades mútuas e executar esses e outros projetos”, assegurou Carlos.
Encontrando oportunidades para o mercado do cavalo

O workshop contou com um time de especialistas do SENAI e com representantes de diferentes áreas da ABQM. Bem-estar animal, segurança jurídica dos esportes equestres e produção de produtos foram alguns dos assuntos abordados pelas equipes. “As entidades debateram ainda sobre investimentos, cursos e novas tecnologias para os eventos”, destacou o presidente da ABQM. O encontro terminou com uma visita guiada às instalações da escola.
O Quarto de Milha na indústria 4.0
A nova indústria é caracterizada pela utilização de novas tecnologias que integram capacitação de pessoas, aumento de produtividade e redução de custos. “Esse é o espírito da nossa gestão. Que além de buscar desenvolver o setor, irá promover o conhecimento nos eventos oficiais da raça, através da Arena do Saber. Um projeto que ofertará cursos e workshops, em parceria com o SENAI e outras instituições”, garantiu Auricchio.

De acordo com o presidente da ABQM, as estruturas e conhecimentos do SENAI agregarão capacitação, qualidade e inovação a todo mercado do Quarto de Milha, trazendo benefícios aos criadores, proprietários e competidores. O lançamento do projeto, que conta com o apoio do Conselho de Administração, através do seu presidente Carlos Braga, está previsto para o mês de abril, durante o 30° Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha, em Araçatuba (SP).
Confira as apresentações do workshop:
Alimentos Bebidas & Racao SENAI Campinas
Inovação Design & Empreendedorismo SENAI 2020
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.