Associe-se
No último dia 30 de agosto, foi dado início à 48ª Expointer, que promete reunir cerca de 545 mil visitantes no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), consolidando-se como a mais importante feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Nesse cenário, a ABQM reafirma sua vocação estratégica: estar presente em feiras de grande porte não é apenas simbólico, mas essencial para fortalecer o Quarto de Milha no Brasil.
Nos primeiros dias de Expointer, os representantes da ABQM atuaram ativamente na feira participando de reuniões fundamentais à cadeia produtiva equestre. Estiveram presentes no encontro da Câmara Setorial de Equideocultura do MAPA, participaram de reunião com o professor-pesquisador e presidente da ABRAVEQ, Carlos Eduardo Wayne Nogueira e com Hélio Manso e realizaram uma visita técnica à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Além disso, mantiveram diálogo direto com quartistas presentes na feira.
A Câmara Setorial de Equideocultura, entidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reúne representantes de vários segmentos da equideocultura para propor políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor. Entre os objetivos estão o controle sanitário, a agilização de processos de importação e exportação, o fomento à pesquisa e o fortalecimento da infraestrutura institucional. Em 2025, já foram realizadas a 55ª e 56ª reuniões ordinárias, demonstrando sua dinâmica atuante.
Durante a Expointer, a reunião com Carlos Eduardo Wayne Nogueira, presidente da ABRAVEQ, colabora na articulação técnico-científica do setor, enquanto Hélio Manso atua em defesa de pautas como regulamentação do mormo, bem-estar animal e reconhecimento de modalidades equestres, reforçando o caráter técnico e social dessas discussões.
Na feira, a visita técnica à Boulevard do Cavalo Crioulo, gerou mais proximidade das entidades, além de troca de experiências das diretorias. Com presença marcante na região Sul, o cavalo Crioulo é considerado símbolo cultural do Rio Grande do Sul, com relevância técnica e histórica. A raça, adaptada às condições regionais, por sua rusticidade, versatilidade e resistência, é parte integrante de eventos como a Expointer, tanto como atração cultural quanto como elemento de identidade do Sul.
A ABQM na 48ª Expointer ainda tem agenda ativa, nos próximos dias. Reuniões para desenvolver a equideocultura, evento de Mesa Redonda com os quartistas gaúchos e provas da raça ainda vão acontecer até o final da feira, dia 7 de setembro.
A presença ativa da ABQM na Expointer reforça sua missão: promover o Quarto de Milha no Brasil e articular o segmento com instituições públicas, outras raças e pesquisadores. Estar em feiras de grande expressão como esta é fundamental para visibilidade, fortalecimento institucional e construção de uma agenda técnica sólida.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.