Associe-se
O superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, recebeu representantes da Fundação Instituto de Administração (FIA), na sede da entidade, a pedido da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para a elaboração de um diagnóstico sobre a atual situação do Agro Paulista.
O trabalho conduzido pela FIA faz parte do "Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - Cidadania no Campo 2030" e prevê o levantamento das principais tendências globais do setor, que levem à definição de uma agenda estratégica que consiga dar conta de todos os desafios nos próximos 10 anos.
O superintendente-geral da ABQM apontou temas prioritários para a cadeia produtiva do cavalo, em São Paulo, como a importação e exportação de equinos pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que é hoje a porta internacional de entrada e saída de equídeos no Brasil, além da Tributação (ICMS) incidente na importação de equídeos e a atualização epidemiológica do Mormo no estado paulista. O superintendente destacou ainda a importância das parcerias com o governo paulista para a pesquisa e investimentos na Equideocultura, nos últimos anos.
"Com a criação da Câmara Setorial de Equídeos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como o aplicativo 'Resenha Virtual' e GTA (Guia de Trânsito Animal) para Equídeos, percebemos um significativo desenvolvimento do setor e fortalecimento do agronegócio no estado. É fundamental, pensarmos em conjunto, uma agenda estratégica para o Agro Paulista, levando também em consideração a cadeia produtiva do cavalo", reiterou o superintendente-geral da ABQM e também presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui).
São Paulo é hoje o estado com o maior plantel de Quarto de Milha do Brasil com mais de 265 mil animais registrados. Atualmente, a ABQM tem cerca de 650 mil animais registrados em todo o país e é uma das maiores associações da raça da América Latina.
ABQM busca parceria com a APTA e Regimento da Polícia Montada de São Paulo
Dirigentes da ABQM visitaram recentemente a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) para conhecer o processo de criação e seleção de animais utilizados no patrulhamento montado da Polícia Militar de São Paulo. A ABQM avalia a viabilidade técnica de empregar o Quarto de Milha para apoiar as forças de segurança pública no estado paulista e o tema também foi repassado para os consultores da FIA.
"O Quarto de Milha é o cavalo mais versátil do mundo. Os animais da raça possuem porte físico, força e diferencial para o trabalho. Estamos estudando uma parceria com a APTA para doação de animais que também deverão ser usados na segurança pública do estado. É uma importante contribuição social da ABQM para as forças de segurança", destacou Manuel Rossitto.
Participaram da reunião, além do superintendente-geral da ABQM e do gerente de comunicação da Associação Quartista, Rubem Dario, os consultores da FIA, Adriano Ludovice, José Veríssimo e David Burbano.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.