Associe-se
A Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) registrou recorde no número de inscrições na Equishow 2023, que aconteceu na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG), durante a 88ª ExpoZebu. Foram 835 conjuntos da raça Quarto de Milha inscritos em 10 modalidades – um crescimento de 79% em relação à edição passada. O evento contou com a participação de cerca de 1.200 equinos de 11 raças.
Em 2023, 418 animais e 294 competidores quartistas participaram das disputas nas modalidades de Ranch Sorting, Team Penning, Laço Individual, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço em Dupla, Rédeas, Apartação, Working Cow Horse e Três Tambores.
“A Equishow é um dos mais importantes eventos oficializados da ABQM no país que acontece em Minas Gerais – o 3º estado brasileiro com o maior plantel do Quarto de Milha, depois de São Paulo e Paraná. No total, são cerca de 44 mil animais da raça registrados. Em 2023, tivemos cinco novas modalidades esportivas na disputa, com destaque para um crescimento expressivo nas provas de Laço Individual e Três Tambores”, ressalta Neto Garcia, vice-presidente da ABQM.
Milhares de criadores de todo o país acompanharam as competições e julgamento de morfologia e conformação no encontro das maiores raças equestres, durante a maior feira zebuína do mundo. Para o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e coordenador-geral da Equishow, Alexandre Martendal, a edição 2023 consolidou o evento como o maior de todos os tempos.
“Neste ano, o evento teve uma formatação um pouco diferente, pois além da preocupação com os competidores, tivemos a inclusão de novas modalidades e uma maior abrangência de participação raças, além do lado social da ABCZ Equishow. É importante mostrarmos a força do cavalo para a sociedade, como ferramenta de trabalho, lazer e esporte, em uma programação extensa que agradou a todos os criadores mais consagrados do país”, ressaltou Manterdal.
O superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, que participou da abertura oficial do evento, destacou a importância da parceria entre as duas maiores associações de boi e cavalo da América Latina para o fomento dos esportes equestres no agronegócio brasileiro.
“Minas Gerais é uma região estratégica para o Quarto de Milha no país. Os esportes equestres da raça têm crescido ano após ano e, em 2023, já tivemos 10 das 22 modalidades da raça na Equishow. Estamos muito felizes de ter feito um evento dessa grandiosidade junto com a ABCZ. É uma parceria importante para mostrarmos à sociedade toda a força do setor bovino e equestre para a economia brasileira”, concluiu.
(com informações da Ascom/ABCZ)
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.