Notícias

Apollo VM

Escrito por ABQM

06 SET 2023 - 17H12

É com orgulho que reproduzimos trechos da matéria publicada em 1990, na edição 68, sobre o craque Apollo VM, após sua vitória no GP Potro do Futuro, no Jockey Club de Goiás (GO), escrita por Vicente Mola Neto (in memorian) - um dos mais importantes cronistas de turfe e colaborador de nossa revista.

“O Apollo VM é um castanho de extraordinária formação física, nascido em 1988 no Haras Canarim de propriedade do senhor Marcus Vinicius Feliz Machado, que importou a mãe do campeão dos Estados Unidos, para complementar o selecionado plantel desse importante estabelecimento de criação”. Com seu olho clínico, Mola previu um futuro promissor para o cavalo: “Com tal carga genética, é evidente que Apollo VM além de suas virtudes excepcionais de corredor, tem tudo para ser no futuro um extraordinário reprodutor e daí a solicitação de vários criadores para que seja sindicalizado proximamente”.

Em outra parte do texto ele enalteceu o campeão: “Evidenciando tais virtudes e consequentemente eliminando qualquer sombra de dúvida quanto ao seu incomparável potencial de corredor, Apollo VM tem tudo para se consagrar como o melhor Quarto de Milha em campanhas nas pistas brasileiras. Em todas as suas vitórias foi dirigido com muita facilidade pelo jovem piloto M. Sampaio e nesta consagradora conquista do Potro do Futuro foi apresentado sob a responsabilidade do treinador L. Levir”.

Esse filho de Jet Toro (Easy Jet) e For Tears Only (Dash For Cash), tem um cartel invejável, pois foi vencedor invicto em 13 corridas, incluindo além do Potro do Futuro e Rei da Velocidade, o título de Tríplice Coroado. Na reprodução mostrou sua versatilidade gerando inúmeros craques. Na Corrida, destaques para: Traquina West SA, Our Fortune, Tagarela Darlin SA, Hawker Jet VM, Dash Only VM,  Cameron Gallants, Toto Lark SA, Apollo Charge, Lucy Lark, Only Me, Rita Six, Daytona Apollo MRL e Intimate Dream. Nos Três Tambores e Seis Balizas: Victory Fly VM, Vivid Apollo, Strick Moon ZO e Jerry Verde; e na Vaquejada: Super Guga Charge, Recife Apollo MRL, Gibraltar Apollo MRL e Salvador Apollo MRL, entre outros.

Cesar Augusto Machado, titular do Haras Canarim e um dos responsáveis pela brilhante campanha do garanhão, expressou: “Um fato bem interessante que poucos sabem é que o Apollo quando potro foi oferecido para os principais criadores da época por 10.000 dólares e ninguém quis”. Ele conta que se impressionava pelo fato do cavalo ser grande, mas extremamente dócil. “Ele chegava para correr e até tropeçava, mas quando entrava no boxe mostrava muita docilidade, atenção, inteligência e extrema rapidez, pois nunca perdeu uma corrida. Além da Corrida, ele também fez história ao longo dos anos em provas como Vaquejada e Tambor, através de seus filhos que se consagram como craques”.  

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.