Associe-se

Hoje, 09 de agosto, é o Dia Nacional da Equoterapia, criado pela Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009. A Equoterapia ou terapia assistida por equinos é um método terapêutico, que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A prática é uma das prioridades da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Atualmente, a ABQM tem várias iniciativas com foco nesse tipo de tratamento.
O fomento da prática e a criação de um departamento específico, para atender a todas as demandas da área social, é mais um exemplo da importância dada pela Associação à Equoterapia. O caderno ‘Equoterapia no Tratamento pós Covid-19’ e um projeto piloto, para a cidade de Araçatuba (SP), que terá como foco a ressocialização de jovens e adolescentes afetados pela pandemia, utilizando o cavalo como agente terapêutico, por meio de sessões gratuitas de Equoterapia, são outras ações da ABQM, focadas nesse tipo de tratamento.
Outra parceria importante que a ABQM formou é com a ANDE-Brasil. Com o apoio da ANDE-Brasil, o Projeto EquoABQM, que oferta tratamento gratuito para pessoas com deficiência, já está presente nas cinco regiões do país. A Associação também está estimulando a doação de animais da raça aos centros apoiados, para o uso nas sessões. Além de apoiar, a iniciativa cria uma interface entre os quartistas, que tenham animais para doação, e os centros de Equoterapia, que estejam precisando de cavalos, e fomenta o Quarto de Milha na atividade.
A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
- Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas;
- Sequelas de traumas e cirurgias;
- Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
- Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.