Associe-se

O presidente da Câmara Setorial de Equideocultura (CSE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fabrício Buffalo, se reuniu, nesta terça-feira (06), com o secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Márcio Rezende Evaristo, para realizar a entrega oficial de um Relatório sobre os desafios do Mormo e suas implicações na cadeia produtiva do cavalo no Brasil. O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossitto, também participou do encontro.
Desenvolvido por um Grupo de Trabalho criado no âmbito da Câmara, o estudo aponta para a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as particularidades do Mormo no Brasil, para se trabalhar o controle da doença. O relatório indica ainda a necessidade do setor da Equideocultura atuar de forma responsável, através de suas associações de raças, modalidades e institutos, para viabilizar financeiramente o avanço do conhecimento através de pesquisas sobre a sanidade dos equídeos.
“Muito além de alterações nas atuais medidas restritivas em vigor, como a nossa sugestão do reteste, nosso relatório propõe uma ação conjunta de todo setor para assumir a responsabilidade sobre os avanços e riscos que podem existir ao longo do processo”, explica o pesquisador Carlos Eduardo Wayne Nogueira, que coordenou o GT do Mormo.
O secretário adjunto Márcio Rezende informou que o estudo apresentado pela Câmara será analisado pela área técnica, e depois enviado ao Departamento de Saúde Animal do Mapa. Para o presidente da CSE, o estudo mostra caminhos e soluções viáveis a serem adotadas para viabilizar a cadeia produtiva do setor, inclusive com vistas à exportação de equinos.
“Entendemos que hoje demos um passo importante não só pela implementação do reteste que vai ser avaliada pelo Mapa, mas também no sentido de aprimorarmos as diretrizes dos próximos passos técnicos baseados em pesquisas que estão em andamento. Gostaria de agradecer ao Manuel Rossitto pela presença em Brasília assim como pela iniciativa do IBequi em disponibilizar auxílio do setor privado para a aquisição de kits para o reteste, e claro, ao excelente trabalho feito pelo Prof. Carlos Nogueira. Por outro lado ficamos com uma lição de casa que é o desenvolvimento de um processo de viabilização da volta das exportações à Europa e amanhã mesmo, já vamos iniciar os trabalhos”, garantiu Fabrício Buffalo.
Participaram também da reunião, o coordenador do Grupo de Trabalho Mormo da CSE, o Prof. Carlos Nogueira, o coordenador Geral de Apoio as Câmaras Setoriais e Temáticas, Helinton Rocha e os representantes do MAPA, Jorge Caetano e Eliana Lara.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.