Associe-se

No Brasil, o mês de dezembro é marcado pela campanha ‘Dezembro Verde’, contra o abandono de animais, de pequeno e grande porte. Além do sofrimento, não somente às espécies animais propriamente ditas, o abandono de um animal gera impactos negativos à saúde pública, já que são comprovados os aumentos da ocorrência de zoonoses e de acidentes de trânsito envolvendo animais, quando se encontram nessa situação de negligência.
Levantamento recente indica que, no período das festas de fim de ano, é mais comum que os animais que dependem de um tutor sejam deixados sem cuidado ou atenção. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a guarda responsável pressupõe alguns princípios: ao adquirir/adotar um animal, o tutor aceita e se compromete a assumir uma série de deveres para o seu bem-estar, bem como a sua inteira proteção.
Para o CFMV, a manutenção da saúde ou prevenção de danos que este animal possa causar à população ou ao meio ambiente também é de responsabilidade do tutor. Considerando que o conjunto de atitudes chamado de guarda responsável visa o bem-estar dos animais, o triste ato de abandonar um animal, independentemente do motivo, é uma forma de maus-tratos, considerado crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei federal 9.605/1998).
Neste sentido, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), através do Departamento de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade, reafirma sua constante preocupação com o bem-estar dos animais e manifesta apoio à campanha ‘Dezembro Verde’. Zelando por iniciativas como essa, a entidade busca conscientizar tutores de animais e, sobretudo, contribuir para a garantia dos princípios de Bem-Estar Animal.
“É de suma importância que tenhamos o conceito de guarda responsável presente na sociedade. Se um animal apresentar problema de comportamento ou saúde, o tutor deve procurar ajuda e auxílio técnico, mas de forma alguma abandonar. Ter um animal é uma responsabilidade muito grande, e por isso temos o dever de ser agentes conscientizadores contra o abandono”, completa Orlando Filho, gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da ABQM.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.