Associe-se
Símbolo de beleza, força e virilidade o garanhão é o cartão de visitas de um haras, recebe tratamento especial, devido a sua grande importância e valor.Hoje, existem pessoas especializadas em escolher este garanhão ainda potro, para que, no futuro, possa ser um marco na criação daquele haras, são pessoas atualizadas, conhecedoras do cavalo e de cruzamentos com visão técnica e comercial.Alguns cavalos inteiros adultos tornam-se garanhões pelo fato de serem extremamente habilidosos em suas modalidades, colecionando inúmeras vitórias em suas carreiras sendo elas no trabalho, na corrida ou na conformação.
Outros porém tornam-se garanhões pelas simples oportunidades dadas por seus proprietários e conseguem responder à altura em suas produções, mantendo-se como grandes reprodutores.
Existem alguns itens a serem avaliados para obtermos um bom garanhão, como seguem:
Necessariamente o animal deve ser registrado na Associação da raça, sendo de origem nacional ou importada, possuindo o maior número de bons animais em sua família. Pai, mãe, avós de excelentes pedigrees, campanhas em provas e o mais importante precisam ser produtores, que é a transmissão da carga genética das qualidades demonstradas no animal em seus produtos.
O animal deve possuir um fenótipo (aspecto físico) preconizado pela Associação ou seja, possuir características morfológicas condizentes com o padrão da raça. Dependendo da idade, ter sido um cavalo vitorioso nas pistas mostrando sua grande aptidão, quando possível, pois inúmeros bons cavalos ficam incapacitados fisicamente para provas.
O animal deve ter sua sanidade comprovada com exames e vacinação atualizada.Deve ser feito um avaliação do trato reprodutivo por um médico veterinário, avaliando partes importantes como pênis, testículos presentes na bolsa escrotal, tamanho, consistência e um exame andrológico para a averiguação do sêmen, quanto à qualidade e patologias.
Estes são alguns fatores para escolher um garanhão, mas não devemos nos esquecer que garanhão nenhum produz sozinho, por isso, devemos estudar sempre os melhores cruzamentos e as características morfológicas de cada animal para assim melhorarmos sua progênie (produção).
Lembrem-se, os cavalos têm um período de vida curto, assim o reprodutor tem pouco tempo para que realmente se prove na sua função e quando seus filhos estão aprovados, este animal já estará com idade aproximada de 8 a 10 anos restando poucas temporadas de monta.
Outro detalhe importante, é que de nada adianta fazer um bom cruzamento e não criar bem este produto. Pois hoje, todo grande garanhão ou toda grande égua nasceram de cruzamentos certos e tiveram excelentes criações e treinamentos.
Bruno Fritzsons Bonin - Médico Veterinário de Eqüinos Residente no Guilherme Gregolin Services CenterTel: 015 99717-4235
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.