Associe-se
Quando mencionamos sobre Baliza e Tambor, um dos primeiros nomes que vem à mente é o de Cromita MA 10. Essa mestiça ¾ de sangue, filha de Shady Leo e Bianca EB, foi criada pela Cia Agro Florestal M Alegre e pertencia a Wilson Vitório Dosso e Paulo Sérgio Zapparolli Dedemo, vindo a desaparecer em 13 de janeiro de 2010. Ela acumula em seu insuperável cartel os seguintes títulos pela ABQM: Registro de Mérito das classes Aberta, Amador e Jovem; além de ser Superior em Seis Balizas e Três Tambores (Aberta, Amador e Jovem); e em Cinco Tambores (Aberta), totalizando 734,5 pontos.
Segundo Francisco Bertolani, essa égua tem uma história interessante. “Foi a primeira potra da Bianca EB33, nascida na Cia Agro Florestal Monte Alegre, em Agudos (SP), daí a marca MA, sendo a décima cria da Empresa. Ela nasceu forte e esperta, porém tinha um defeito congênito. Sua mão direita tinha um desvio para dentro. Levemente torta. Na época meu gerente do haras, era o famoso Marcos Toledo, que na sua sensibilidade e alto conhecimento equestre, me pediu para descartar a potra, devido ao desvio da mão. Entretanto, ela era forte já de pequena e tinha um olhar diferente. O que me encantava, apesar da razão do ‘mestre’ Marcos. Começamos a treinar os produtos da geração para o Potro do Futuro, que seria em Brasília (DF). Então levamos para lá quatro animais, entre elas a Cromita MA 10. Domada pelo Marcos e treinada pelo seu filho Sergio Toledo, ela venceu os dois Potros do Futuro de Três Tambores e de Seis Balizas. Após esse evento, a Cromita MA10 desenvolveu mais e passou a ser campeã em quase todos os eventos. A partir daí, o meu filho Franco passou a montá-la e venceu mais de 150 provas. Em 1989, ele foi para os EUA para treinamento de Rédeas com o Doug Milholland. Ai essa égua foi vendida para o saudoso Zé Pra Frente, de Fernandópolis (SP). Ele condicionou a compra do animal desde que eu emprestasse o Sergio Toledo para ensiná-lo a montar a égua. E a primeira coisa que fez foi tentar endireitar a tortura da pata dianteira. A égua mancou e ele me ligou. Então falei! Não invente moda, deixe a égua do jeito que está ferrada. Ele me escutou e foi campeão muitas vezes, assim como seu auxiliar e sua filha. Foi, sem dúvida, a melhor cria da Bianca, projetando-a como a número 1 da ABQM”.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.