Associe-se
A sexta-feira, dia 14, e o sábado, 15, de fevereiro ficarão gravados, novamente, na memória dos quartistas espalhados por todo o Brasil. O palco foi o Royal Palm Plaza Resort, na cidade de Campinas (SP), que recebeu neste ano de 2025 três dos mais importantes eventos sociais promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.
E de maneira inédita e assertiva pela diretoria da ABQM, foram separados em duas noites de glamour a festa em homenagem às personalidades do 14º Hall da Fama, que desde seus primórdios foram fundamentais para a expansão da raça em todo o território nacional, bem como o 17º ABQM Awards, o conhecido ‘Oscar’ da raça, premiando os melhores da temporada 2023/2024 em suas 22 modalidades esportivas.
Além dos dois eventos, ocorreu pela manhã do sábado, 15, o 1º Encontro Nacional do Quarto de Milha, inovação que veio ao encontro da família quartista e que reuniu criadores, proprietários, atletas e profissionais voltados ao segmento em um workshop com temas de relevância em benefício ao presente e futuro da raça.
Aliás, acontecimentos estes que foram elogiados em sua maciça maioria, tanto pelos presentes como por aqueles que assistiram pela internet e deram seus parabéns à ABQM, através das mídias sociais.
Sem dúvida foi um fim de semana que reuniu momentos históricos, dedicação pelo esporte e conversas no denominado ‘Pinga Fogo’, esclarecendo dúvidas, conhecimentos e sugestões para engrandecer ainda mais a entidade e a raça Quarto de Milha.
Solenidade de abertura do Hall da Fama
Após o coquetel onde ocorreu um descontraído encontro entre quartistas vindos de vários estados, foram abertas as portas do salão nobre da Casa de Campo do Royal Palm Plaza para ocuparem as mesas e conhecerem um pouco da história dos homenageados do Hall da Fama. Momentos depois, todos ficaram de pé para a execução do Hino Nacional e, logo após, os mestres de cerimônias Estela Fachin e Rafael Vilela solicitaram a presença da presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, para a abertura oficial do evento.
Ela iniciou seu discurso dizendo que era uma grande honra e emoção dirigir algumas palavras aos presentes e celebrar com todos não apenas o presente e o futuro da ABQM, mas também o legado daqueles que construíram essa história com trabalho, dedicação e paixão. “Quando olho para a história da Associação e do Quarto de Milha no Brasil, vejo não apenas uma raça extraordinária, mas uma comunidade apaixonada e incansável, como eu mesma que desde criança estava competindo nas pistas e o cavalo sempre fez parte da minha vida”, pontuou a dirigente. “É emocionante estar neste momento como presidente da Associação e celebrar nomes que ajudaram a construir a trajetória da raça pelo Brasil. Nossos homenageados se dedicaram e contribuíram para essa consolidação, seja no fomento da criação, no aprimoramento genético, no crescimento do esporte ou na valorização do cavalo, cada um deles é peça fundamental deste legado”, destacou Mônica, que emendou: “Trata-se de um momento histórico que estamos vivendo neste Primeiro Encontro Nacional do Quarto de Milha. Um final de semana que reúne dois dos principais eventos da raça, com o propósito de aproximar, valorizar e fortalecer ainda mais a comunidade quartista”.
Finalizando, expressou seu agradecimento a todos os quartistas que contribuíram e contribuem para essa história de sucesso. “Juntos, seguiremos escrevendo novos capítulos, sempre com respeito ao passado, dedicação ao presente e visão para o futuro”.
Marcante presença da ABQMJ
Mônica permaneceu no palco para recepcionar a representante do futuro da ABQM, Ana Luiza Beazin Julio, nova presidente da ABQM Jovem, que sucedeu Lorena Farha. “É uma alegria imensa estar aqui, representando a nova geração do Quarto de Milha. A ABQM Jovem é a ponte entre o passado e o futuro da nossa raça, e é inspirador ver como a história que homenageamos hoje influencia o caminho que estamos trilhando”, explanou a jovem. Ela enalteceu o trabalho de pessoas e cavalos que dedicaram suas vidas à raça, construindo as bases que permitem continuar crescendo. “O Quarto de Milha é feito de histórias, de laços, de conquistas. E nosso compromisso, como jovens apaixonados por esse cavalo, é continuar essa jornada, aprendendo com aqueles que vieram antes de nós, pois vocês são a nossa maior inspiração!”.
Merecidas homenagens
Mais dez destacados nomes se juntaram as outras 107 personalidades que já fazem parte desta histórica seleção.
Entre os criadores que passaram a fazer parte deste seleto grupo estiveram: Emílio Benedito Fanton – “Um dos grandes entusiastas e participante ativo da ABQM”; Gilda de Miranda Valle Nicolau – “A Amazona Símbolo do Quarto de Milha”; Luiz Antônio Boldrini – “Mestre no conhecimento morfológico da raça”; Plínio de Rezende Kiehl – “Um dos grandes nomes do turfe quartista”; e o norte-americano Willian ‘Bill’ Verdugo (categoria celebridade) – “Grande colaborador para a fundação da ABQM”.
Já os exemplares da raça foram: ‘Alazão’ Perigo – “Cavalo referência nas pistas de Tambor e Baliza”; Alamitos Lad – “Uma das grandes lendas da Vaquejada”; Summer Toll – “Uma craque nos hipódromos e na reprodução”; Zanador – “Um reprodutor lapidado no Trabalho”; e La Semilla (categoria celebridade) – “Uma das matrizes ícones da SKR no Brasil”.
‘Criador Legacy’
Como grande novidade, a ABQM criou para este ano de 2025 um prêmio especial com o título de ‘Criador Legacy’. Trata-se de uma honraria destinada aos criatórios que completaram 50 anos ou mais, que mantiveram, ininterruptamente, registros de seus produtos em todo este período. Prêmio este que segui o mesmo padrão da American Quarter Horse Association (AQHA). Os nomes foram definidos após minucioso trabalho realizado pelo departamento de TI da ABQM. E após o último homenageado do Hall da Fama, subiram ao palco para receber os troféus Ângelo Arpini Coutinho e Renato Eugênio de Rezende Barbosa (Tô); além dos representantes dos criadores já falecidos, como: Ruy Moraes Terra, Domingos de Souza Medeiros (Dimanche); e Jorge Rudney Atalla (Central Paulista Agropecuária e Comercial).
O ‘Oscar da Raça’ entrou em cena
Já na noite seguinte, (15), o tapete vermelho continuou estendido para o ‘Oscar da Raça’, também no mesmo recinto, agora com o comando de Alessandro Mendes e Rafael Vilela. Entraram em cena os premiados do ABQM Awards, em sua 17ª versão, onde foram destinados 282 almejados troféus aos que totalizaram o maior número de pontos no Registro de Mérito da temporada, no período de 1º de julho de 2023 até 30 de junho de 2024, nas suas respectivas modalidades.
O evento teve iniciou com a fala das duas presidentes, Mônica Ribeiro, pela ABQM, e Ana Luiza Julio, pela ABQMJ. Em seguida, os aplausos foram destinados aos premiados do Ranking Geral, os competidores da Categoria Paratletas e para os mais pontuados de todas as outras modalidades esportivas.
Acompanhe um pouco da história de cada uma das dez personalidades homenageadas no 14º Hall da Fama, criadores e exemplares, pelo site: https://abqm.com.br/web/hall-da-fama/halldafama/-/categories/3656110
Veja também os momentos do 17º ABQM Awards pelo site: https://www.youtube.com/watch?v=G_AF-69nQIU&t=234s
Por: Abdalla Jorge Abib
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.