Associe-se

Um ‘Novo Tempo’ está transformando a vida de vinte famílias de Araçatuba (SP). O projeto, criado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que utiliza a ‘Equoterapia na Ressocialização’, beneficia crianças de 08 a 10 anos de idade, diagnosticadas com Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), agravado pela pandemia (Covid-19), através de uma parceria inédita entre a Associação e a Rede Municipal de Ensino.
“A ideia é que, com a Equoterapia e o atendimento multidisciplinar, as crianças melhorem a atenção, a postura e a qualidade da aprendizagem como um todo, porque o tratamento com o cavalo dá todos esses subsídios”, ressalta Carolina Vicentini, fisioterapeuta do HC - Centro de Equoterapia. O ‘Novo Tempo’ terá duração de doze meses. Segundo os especialistas do centro e da ABQM, tudo será testado e comparado, antes e depois das atividades equoterápicas.
Para Márcia Luísa da Silva, mãe de uma aluna do 4º ano, que participa do ‘Novo Tempo’, é nítida a mudança de comportamento da filha, que tem 09 anos de idade, desde que ela começou as atividades no projeto da Associação do Quarto de Milha. “A pandemia de coronavírus prejudicou bastante. Hoje, percebo ela mais calma e prestando mais atenção nas coisas, o que tem melhorado na ressocialização e na aprendizagem”, enfatiza Márcia.
“Estamos felizes com esse projeto. Fazer a conexão entre a Educação e a Equoterapia, pra nós, tem sido uma experiência muito gratificante, pois a iniciativa vem de encontro às necessidades das crianças atendidas neste momento. Para o município, é uma alegria poder proporcionar, através do projeto e da ABQM, esse acesso à Equoterapia e ao tratamento com o cavalo”, afirma a vice-prefeita da cidade, Edna Flor.

De acordo com a gestora, a equipe desenvolve um trabalho extremamente profissional, que agrega conhecimento, metodologia e pesquisa. “Há uma preocupação em oferecer o que há de melhor. E isso é acompanhado através de indicadores, monitoramento e avaliação. Além de tudo isso, a competência dos profissionais envolvidos passa total segurança às famílias atendidas”, assegura.
Entusiasta do projeto, Edna Flor destaca ainda que a iniciativa engloba uma atenção especial aos estudantes e às suas famílias. “Se a equipe da prefeitura detecta alguma situação de vulnerabilidade, é feito um trabalho articulado na área – saúde, transporte, moradia e alimentação –, como doação de cestas básicas, por exemplo. Isso é sensibilidade, respeito, atenção e inclusão social”, finaliza Edna.
Entidades que participam do projeto:
- Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM);
- Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil);
- Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP);
- Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA);
- Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAICA);
- HC Centro de Equoterapia (Araçatuba);
- Centro de Equoterapia GF (Penápolis/SP);
- Centro de Equoterapia Cavalcare (Birigui/SP).
Imagens: Jean Philippe Vasconcelos / Prefeitura de Araçatuba / Divulgação ABQM
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.