Notícias

Estudo de relevância internacional comprova eficácia do protetor de cauda e assegura bem-estar dos bovinos nas Vaquejadas

Escrito por ABQM

18 JUN 2021 - 00H00

Uma pesquisa realizada por cientistas de Alagoas e publicada, nesta sexta-feira (18/06), pelo importante periódico Open Journal of Veterinary Medicine, comprovou a eficácia do uso do protetor de cauda cônico em bovinos, durante as provas de Vaquejada.

 

Liderado por Raissa Cruz (docente do Centro Universitário CESMAC) e Maria Luiza Ribeiro (vice-presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Equídeos e Bovídeos de Alagoas - AMVEBAL), o estudo avaliou os bovinos por meio da clínica médica e da radiologia, e conseguiu comprovar a inexistência de claudicações ou lesões.

 

Introduzido em 2016 nas Vaquejadas, o protetor cônico protege a cauda do bovino em toda a sua extensão, evitando acidentes durante o manuseio dos vaqueiros nas corridas.

 

Para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Quarto de Milha (ABQM) e para a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), o protetor, bem como diversas outras medidas de proteção aos bovinos criadas nos últimos vinte anos, mostrou-se eficiente e deve ser difundido em todas as Vaquejadas.

 

Confira a publicação: www.scirp.org/pdf/ojvm_2021061714443928.pdf

 

Foto: Anderson Cavalcanti

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.