Associe-se
Há 38 anos criando a raça Quarto de Milha, Fábio Pinto da Costa, de 55 anos, é Engenheiro Agrônomo de profissão, formado em 1985 na cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP). Na área empresarial tem expressiva participação em várias esferas do agronegócio, no Brasil e no exterior, onde atua há muitos anos. Além da paixão pelo QM, dedica-se à criação de búfalo leiteiro e bovino de corte, e como exportador de animais vivos e executa projetos de criatórios e confinamentos em vários países do Oriente Médio, África e América Latina. Muito dedicado à atividade, já na década de 80 começou a participar de competições no Brasil e no exterior. E como fruto desse trabalho conquistou vários prêmios em Apartação e em Conformação, como os de campeão e reservado campeão na 1ª Exposição Internacional do Cavalo Quarto de Milha, em Punta del Este, no Uruguai, em 1989.
Além de ser proprietário da moderna Fazenda Betel, em Ibitinga (SP), com confinamento oficial para bovinos, possui um plantel de Quarto de Milha de competição, especialmente das modalidades de Apartação, Tambor e Baliza. Com o crescimento dos filhos, começou a competir também no Team Penning e Ranch Sorting. Os filhos também seguiram seu gosto pelo QM. Hoje, com Filippo, o mais velho, formado e começando a ganhar a vida como construtor, Mariah vivendo e estudando Ciências do Cavalo e Negócios Agrícolas na Faculdade Estadual de Montana, nos EUA, sobrou tudo para o caçula Gabriel, 16 anos, o atual “competidor oficial da família”, atuante nos eventos da ABQM e em provas regionais e que atualmente mora e estuda em Atlanta (EUA).
Sócio da ABQM desde1980, Fábio veio participando ininterruptamente dos trabalhos de direção da Associação, iniciando a atividade como vice-presidente na gestão de Ovídio Ferreira (2007 a 2009), depois integrou o Conselho de Administração por dois mandatos e como presidente do Conselho, também em dois períodos consecutivos, 2011 a 2015, (gestões de Paulo Farha e Marcelo Ferreira) e completou a trajetória sendo eleito presidente da Diretoria Executiva em 27 de outubro 2015 (biênio 2015/2017), recebendo a aprovação de 94,9% dos votos.
Durante a sua gestão ocorreram muitas ações e importantes implementações. Entre elas estão: a) Mobilização dos quartistas em Brasília (DF) em prol da Vaquejada Legal e outros esportes equestres; b) PEC 304/17 de autoria do senador quartista Otto Alencar (PSD-BA), referente às práticas reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro, aprovada pelo Senado Federal; c) Atualização pelo Stud Book do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico e a certificação do ISO 9001/2015 pela gestão de qualidade dos serviços; d) Criação de novos serviços online no novo portal e implantação do aplicativo ABQM Mobile, proporcionando aos quartistas inúmeras consultas; e) Aplicativo exclusivo de inspeção via tablet para os inspetores oficiais com palestras de reciclagem aos profissionais; f) Ações de marketing com a criação de naming rights deu nomes às três arenas de provas dos nossos campeonatos em Avaré (SP); g) Construção de pistas de aquecimento e desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Telão; h) Lançamento da categoria de Paratleta de Três Tambores; i) Criação do Derby e a Copa dos Campeões de Laço Comprido e Vaquejada.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Fábio Cabrera
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.