Notícias

Fauzet Farha

Escrito por ABQM

06 SET 2023 - 13H48

Em 1969, Fauzet Farha deu início à concretização de um sonho de menino quando adquiriu uma propriedade em Bauru, no interior de São Paulo, chamada Caruana – que segundo a linguagem indígena quer dizer: “A Deusa protetora da fauna e da flora” -. Já nesta época, Fauzet era filiado à ABQM e dava os primeiros passos em direção à criação de cavalos Quarto de Milha.

Seu sonho pouco a pouco ganhou vida, pois desde sua adolescência foi praticante de hipismo rural e dedicou-se a fundação do Clube do Laço em Bauru. Acompanhando os primeiros movimentos da raça no Brasil e mantendo contato com alguns associados da ABQM, adquiriu seus dois primeiros cavalos Quarto de Milha: Malandro e T’Bonne.

A dedicação à atividade foi aumentando e as boas notícias vindas dos Estados Unidos fizeram com que, em 1975, Fauzet importasse seis animais, dois garanhões (Wiggy Reed Bar e Second Bar Bando) e quatro fêmeas.

Em apenas dois anos, o mercado se multiplicou com a entrada de mais adeptos. Determinado a comprar animais de qualidade, Farha foi ao berço da raça buscar novos animais e importação 54 matrizes e 23 reprodutores, a maioria fruto da Spring Creek Farm, do Texas – um grande passo rumo à consolidação de seu plantel.

Embora na época a fazenda não estivesse preparada para receber todos esses animais, ele fez um bom planejamento alojando-os em baias rústicas, mas com boa estrutura, além de contratar por três meses dois profissionais norte-americanos para ensinar e orientar os funcionários da Caruana no trato dos animais, limpeza de baias, higienização, casqueamento, treinamento de baliza, tambor e laço.

 A partir daí, uma nova fase marcou a Caruana e a família Farha. O cavalo envolveu a todos, desde a esposa Virgínia, os filhos Paulo, Ana Laura, Ana Paula e Ana Cláudia, além dos funcionários.

Da tropa americana, dois potrinhos se destacaram e foram selecionados para constituir a base genética do criatório. Respectivamente: Trouble Two Times e Hayward Johnny.

Na época, tanto o Paulo quanto o Claudinei Ribeiro (hoje um principais treinadores do Brasil) tinham 10 anos e a amizade deles era tão forte como irmãos. A sintonia do Paulo com o Trouble foi instantânea e essa sintonia perfeita o levou a entrar no mundo equestre.

Dócil, inteligente e habilidoso, Trouble foi a primeira e grande paixão de Paulo, considerando-o seu grande amuleto da sorte. Viajaram por quase todo o Brasil para competir, participando em várias modalidades, especialmente em Tambor e Baliza, onde se sagraram campeões nacionais e formaram um conjunto quase imbatível. Já Hayward tornou-se campeão Nacional de Laço em Dupla. Ambos fizeram história na reprodução e deram à Caruana o posto de um criatório cada vez mais qualificado, gerando inúmeros campeões em várias modalidades de Trabalho.

Pouco a pouco Trouble e Hayward mostraram que as apostas e investimentos em suas genealogias foram corretos também para a reprodução, gerando inúmeros destaques em Trabalho. Paralelamente às conquistas, o aperfeiçoamento e evolução do criatório continuaram. Em 1996, mais um grande do Quarto de Milha veio se integrar à Caruana, Shady Leo. Domado e treinado no Haras 4 Irmãos, fez sua carreira reprodutiva no plantel de Márcio Tolentino, no Haras ST. Na Caruana chegou aos 16 anos, no auge de sua vida reprodutiva e foi utilizado para cobrir as filhas de Trouble, tornando-se o garanhão mais pontuado da raça.

Em 1997, em comemoração aos 25 anos do criatório, Fauzet e Paulo realizaram o 1º Leilão Fazenda Caruana, apresentando ao mercado o resultado de todo trabalho dedicado ao aprimoramento do plantel, bem como os resultados de outros criadores convidados. Os bons negócios marcaram a primeira edição, e a superação e comprometimento em compartilhar os melhores produtos e genéticas tornaram-se a tônica dos eventos Caruana.

A partir de 2000 a Caruana conquistou os melhores resultados, nas pistas, em várias modalidades de trabalho, alcançando a liderança no ranking de criadores da ABQM, comprovando mais uma vez a qualidade da carga genética do plantel.

O empenho na criação, então, deu início a uma nova fase: a aquisição de novas linhagens, vindas dos Estados Unidos. Fauzet e Paulo estudaram a importação de animais para diferentes modalidades de trabalho e adquiriram garanhões com linhagens comprovadas, como: Hobby Top Cody, Don’t Question It, Mister Slydun Pine e Missin James. Juntamente a eles, novos nomes do Quarto de Milha brasileiro começaram a ganhar destaque, especialmente El Shady Zorrero, filho do líder de estatísticas Shady Leo.

Em 2007, mais dois eventos passaram a fazer parte da agenda Caruana: o Leilão Virtual Caruana Embriões Novos Campeões e Caruana & Cia. Já em 2008 lançaram o Leilão Virtual Caruana Futurity Champions.

De 2009 pra cá, novos garanhões vindos dos Estados Unidos, muitos adquiridos em parcerias, passaram a servir a Caruana e ao plantel brasileiro, como: Corona Cocktail, Famous Lane, Firewater Fast, Strait Fire Water, Smart Little Pistol, Cats Red Feather, My Boy Trouble, Smart Little Jerry, Sugar Cream e Junewood Gerries.

Sempre muito hospitaleiro, Fauzet conquistou ao longo desses anos muitos amigos, parceiros e clientes ampliando as suas relações no meio, ao mesmo tempo em que ele concentrava cada vez mais suas atividades no cavalo, obtendo muito êxito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.