Associe-se
Em 1969, Fauzet Farha deu início à concretização de um sonho de menino quando adquiriu uma propriedade em Bauru, no interior de São Paulo, chamada Caruana – que segundo a linguagem indígena quer dizer: “A Deusa protetora da fauna e da flora” -. Já nesta época, Fauzet era filiado à ABQM e dava os primeiros passos em direção à criação de cavalos Quarto de Milha.
Seu sonho pouco a pouco ganhou vida, pois desde sua adolescência foi praticante de hipismo rural e dedicou-se a fundação do Clube do Laço em Bauru. Acompanhando os primeiros movimentos da raça no Brasil e mantendo contato com alguns associados da ABQM, adquiriu seus dois primeiros cavalos Quarto de Milha: Malandro e T’Bonne.
A dedicação à atividade foi aumentando e as boas notícias vindas dos Estados Unidos fizeram com que, em 1975, Fauzet importasse seis animais, dois garanhões (Wiggy Reed Bar e Second Bar Bando) e quatro fêmeas.
Em apenas dois anos, o mercado se multiplicou com a entrada de mais adeptos. Determinado a comprar animais de qualidade, Farha foi ao berço da raça buscar novos animais e importação 54 matrizes e 23 reprodutores, a maioria fruto da Spring Creek Farm, do Texas – um grande passo rumo à consolidação de seu plantel.
Embora na época a fazenda não estivesse preparada para receber todos esses animais, ele fez um bom planejamento alojando-os em baias rústicas, mas com boa estrutura, além de contratar por três meses dois profissionais norte-americanos para ensinar e orientar os funcionários da Caruana no trato dos animais, limpeza de baias, higienização, casqueamento, treinamento de baliza, tambor e laço.
A partir daí, uma nova fase marcou a Caruana e a família Farha. O cavalo envolveu a todos, desde a esposa Virgínia, os filhos Paulo, Ana Laura, Ana Paula e Ana Cláudia, além dos funcionários.
Da tropa americana, dois potrinhos se destacaram e foram selecionados para constituir a base genética do criatório. Respectivamente: Trouble Two Times e Hayward Johnny.
Na época, tanto o Paulo quanto o Claudinei Ribeiro (hoje um principais treinadores do Brasil) tinham 10 anos e a amizade deles era tão forte como irmãos. A sintonia do Paulo com o Trouble foi instantânea e essa sintonia perfeita o levou a entrar no mundo equestre.
Dócil, inteligente e habilidoso, Trouble foi a primeira e grande paixão de Paulo, considerando-o seu grande amuleto da sorte. Viajaram por quase todo o Brasil para competir, participando em várias modalidades, especialmente em Tambor e Baliza, onde se sagraram campeões nacionais e formaram um conjunto quase imbatível. Já Hayward tornou-se campeão Nacional de Laço em Dupla. Ambos fizeram história na reprodução e deram à Caruana o posto de um criatório cada vez mais qualificado, gerando inúmeros campeões em várias modalidades de Trabalho.
Pouco a pouco Trouble e Hayward mostraram que as apostas e investimentos em suas genealogias foram corretos também para a reprodução, gerando inúmeros destaques em Trabalho. Paralelamente às conquistas, o aperfeiçoamento e evolução do criatório continuaram. Em 1996, mais um grande do Quarto de Milha veio se integrar à Caruana, Shady Leo. Domado e treinado no Haras 4 Irmãos, fez sua carreira reprodutiva no plantel de Márcio Tolentino, no Haras ST. Na Caruana chegou aos 16 anos, no auge de sua vida reprodutiva e foi utilizado para cobrir as filhas de Trouble, tornando-se o garanhão mais pontuado da raça.
Em 1997, em comemoração aos 25 anos do criatório, Fauzet e Paulo realizaram o 1º Leilão Fazenda Caruana, apresentando ao mercado o resultado de todo trabalho dedicado ao aprimoramento do plantel, bem como os resultados de outros criadores convidados. Os bons negócios marcaram a primeira edição, e a superação e comprometimento em compartilhar os melhores produtos e genéticas tornaram-se a tônica dos eventos Caruana.
A partir de 2000 a Caruana conquistou os melhores resultados, nas pistas, em várias modalidades de trabalho, alcançando a liderança no ranking de criadores da ABQM, comprovando mais uma vez a qualidade da carga genética do plantel.
O empenho na criação, então, deu início a uma nova fase: a aquisição de novas linhagens, vindas dos Estados Unidos. Fauzet e Paulo estudaram a importação de animais para diferentes modalidades de trabalho e adquiriram garanhões com linhagens comprovadas, como: Hobby Top Cody, Don’t Question It, Mister Slydun Pine e Missin James. Juntamente a eles, novos nomes do Quarto de Milha brasileiro começaram a ganhar destaque, especialmente El Shady Zorrero, filho do líder de estatísticas Shady Leo.
Em 2007, mais dois eventos passaram a fazer parte da agenda Caruana: o Leilão Virtual Caruana Embriões Novos Campeões e Caruana & Cia. Já em 2008 lançaram o Leilão Virtual Caruana Futurity Champions.
De 2009 pra cá, novos garanhões vindos dos Estados Unidos, muitos adquiridos em parcerias, passaram a servir a Caruana e ao plantel brasileiro, como: Corona Cocktail, Famous Lane, Firewater Fast, Strait Fire Water, Smart Little Pistol, Cats Red Feather, My Boy Trouble, Smart Little Jerry, Sugar Cream e Junewood Gerries.
Sempre muito hospitaleiro, Fauzet conquistou ao longo desses anos muitos amigos, parceiros e clientes ampliando as suas relações no meio, ao mesmo tempo em que ele concentrava cada vez mais suas atividades no cavalo, obtendo muito êxito.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.