Notícias

Galeria Medalha de Ouro comemora dez anos de participação em eventos da ABQM

Escrito por ABQM

16 JUL 2025 - 14H01

Uma das galerias atuantes nos campeonatos da ABQM é o Medalha de Ouro. E sobre essa galeria nada melhor do que bater um papo com os sócios da propriedade, Érika Moraes e Demétrius Kotrozinis. 

“Sempre é bom estar aqui na ABQM e, por coincidência, completamos neste evento dez anos, ininterruptos, com a nossa galeria, sendo um motivo de muita alegria e satisfação. Começamos em 2015 no evento de Avaré (SP), com um estande pequenininho, acho que era 5 x 5 metros, e somente com o Big Shiner”, revelou Érika. 


Aliás, falar desse garanhão é, também, motivo de muito prazer para ela. “O Big Shiner é um Shining Spark tão constante, tão impactante e com uma morfologia excelente. Além disso, como indivíduo, é talentoso e a produção dele é incrível. Então, quem já é cliente, continua sendo cliente pela estrutura, pela docilidade e habilidade dos filhos dele”, enalteceu a proprietária.

Sobre o pedigree, ela especificou que o cavalo possui um papel amplo voltado as linhagens que envolvem gado: “O Big Shiner, que é da criação de Carol Rose, é um cavalo de boi, pois a mãe dele, a JRC Quixote, que é Doc O Dinamite, é produtora de mais de 250 mil dólares no Cow Horse, além de outras modalidades, também, nos Estados Unidos”. Finalizando, Érika destacou a produção do cavalo: “Ele é um cavalo que tem muita genética e transmite nos filhos muita docilidade, inteligência e habilidade para se montar. Sua produção vem se destacando no Laço Comprido, Ranch Sorting, Team Roping, Vaquejada e outras modalidades”.

Spook Gotta Star: o novo representante do Medalha de Ouro

Com o desaparecimento em dezembro de 2024 do Maximus Black Gun, Demetrius Kotrozinis foi em busca de um novo garanhão que completasse o sonho de ter um cavalo pintado, mas que possuísse um excelente patrimônio genético. E o escolhido foi Spook Gotta Star. “Quanto vale um sonho? Com certeza não tem preço! Pois sempre tive em mente, através do Maximus, tirar um filho dele com pelagem pampa e que possuísse a cara branca, mas que fosse mais pintado ainda. Infelizmente isso ainda não havia ocorrido. E com a sua perda, que me abalou como se fosse perder um filho, achei que não conseguiria mais concretizar o meu sonho”, revelou Demétrius.

Sobre o Spook Gotta Star, ele conta que ficou sabendo do cavalo em janeiro,  foi conhecê-lo e o achou maravilhoso. “Algumas pessoas que o veem pela primeira vez, me perguntam: É um Paint Horse? Então falo: Não, pois o que define uma raça é a sua linhagem. Ele é filho de um garanhão importado Quarto de Milha ou de uma égua importada Quarto de Milha. Assim, como o Paint Horse, existe o sólido e o sólido Paint Horse e este nunca será um Quarto de Milha”, explicou ele.

Kotrozinis detalhou a importância do pedigree: “Na linhagem dele existem os melhores, como na linha alta que aparece o Gunner (Colonels Smokins Gun) e Hollywood Dun It, além de ser neto materno de Spooks Gotta Whiz e, ainda, tem Smart Chic Olena.
“Ele tem tudo o que eu queria num garanhão. Ao realizar o teste pra Splash (que é um teste para definir o padrão das manchas brancas) foi constatado que ele possui genes SW1/SW1 homozigoto. Sendo assim, todos seus filhos herdarão ao menos uma cópia do gene SW1”, detalha Kotrozinis. 

Nota: Como exemplo, as mutações Splash (no Brasil, presentes os alelos SW1 e SW2 – mutações em genes diferentes, mas que geram fenótipos similares), popularmente conhecidas como “cara branca” e calçamentos.

Por: Abdalla Jorge Abib
Fotos: Fernando Ulhoa

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.