Notícias

Jackson de Oliveira: ‘O Lobo Avisa’

Escrito por ABQM

18 JUL 2025 - 18H30

Natural de Piracicaba e atualmente morando em São Pedro, ambas cidades do interior do estado de São Paulo, surgiu mais um nome na arte da locução de provas equestres. Nascido em novembro de 1968, Jackson de Oliveira, criador do bordão ‘O Lobo Avisa’, mostrou ser uma pessoa simples ao contar sua trajetória no mundo equestre. 

Ele conta que em 1985 iniciou suas atividades como treinador no Haras Cambuí, em São Pedro, época em que fez seu primeiro curso desse segmento voltado às provas de Tambor, Baliza, Laço, Rédeas, Apartação, além da preparação de animais para leilões. “Três anos após, fiz um curso de especialização para atuar com Quarto de Milha em todas as modalidades e já em julho de 1994 participei uma semana do curso de Seis Balizas e Três Tambores com a treinadora norte-americana Jimmie Munroe”, pontua Jackson.

Sempre em busca de se aperfeiçoar sobre tudo que envolvia sua paixão desde sua infância, ele participou em 1997 de um curso de Ferrageamento Científico, ministrado pelo conhecido profissional Grant Moon. E já em março de 2003 fez Clínica de Três Tambores ministrado pela multicampeã Joyce Loomis

Fortalecido pelas participações em cursos e clicas, a completar 30 anos de idade em 1998 investiu em seu próprio Centro de Treinamento e Ferrageamento, prestando serviços para alguns criatórios, como os de Virginio Brunelli, Paulo Vieira de Faro Passos Jr, Hotel Fazenda São João e Rancho do Kajuba.

A locução entrou em sua vida

Uma nova atividade veio à tona a partir 2006: “Como sempre tive cavalos Quarto de Milha voltados aos Três Tambores, além de continuar fazendo negócios com eles, realizei um sonho que era o de me tornar locutor oficial de provas cronometradas e minha inspiração começou desde criança quando ia em rodeios e ouvia o conhecido ‘Zé do Prato’”, destacou Jackson.

Como sempre foi treinador de Tambor e vivia em torno das provas, surgiu a oportunidade de ajudar locutores que estavam trabalhando nos eventos. E se inspirando em seu ídolo do rodeio, criou o seu próprio estilo: “Então pensei, tenho que criar um jeito de fazer a locução fluir bem e ágil e que interagisse mais com os competidores e o público nas arquibancadas. Graças a Deus com o passar do tempo o meu objetivo foi alcançado, embora no começo o pessoal não gostasse muito do meu jeito de narrar as provas, com a chamada ‘o Lobo avisa’, fazendo brincadeiras e uma pegada mais acelerada. Mas, depois acostumaram e virou unanimidade nacional”, expressou satisfeito ele.

Ele conta trabalhei de forma amadora em pequenas provas regionais e depois em núcleos, como o de Bauru que era grande e forte. “E isso me proporcionou a ser chamado em eventos da WV, da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, do Haras Raphaela e outros”.

Nacional da ABQM
Além desses importantes eventos, Jackson concretizou outro grande sonho quando chegou na ABQM: “Para minha satisfação minha estreia na ABQM foi durante o Campeonato Nacional, em 2012, na cidade de Avaré (SP). Depois voltei em 2016 e venho participando de todos trabalhando até hoje neste 48º evento, aqui em Araçatuba (SP)”. 

Jackson revelou que vem prestando serviços para os estados de SP, RJ, MG, PE, PR, SC, BA, ES, MT e CE, mas não concretizou um de seus desejos. “Se fosse mais novo, deveria ter ido aos Estados Unidos para estudar inglês e fazer uma locução estilo ‘O Lobo Avisa’, em qualquer tipo de prova que eles promovem. Mas, eu acho que eu estou com a idade já avançada para aprender o inglês, embora saiba um pouco, para concretizar esse sonho lá na terra do ‘Tio Sam’”, finalizou ele.

Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Marilza Barros

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.