Associe-se
A história de Jazzy Jay é contada por seu proprietário Luciano Borges Ribeiro, da cidade mineira de Uberaba. Segundo ele, tudo teve início em dezembro de 1988, quando em Aubrey (Texas) foi assistir a uma das tradicionais provas de final de semana. “O domingo estava muito frio e chuvoso e a prova foi vencida por uma égua castanha, forte, grossa, com movimentos precisos e vigor que chamava atenção. O nome desse animal era Les Glo Bay. Ela tinha sido apresentada por seu dono, um mecânico de máquinas pesadas.
Naquela época a tendência era procurar animais finalistas nos grandes eventos. Entretanto, Les Glo Bay impressionava muito pela beleza de seus movimentos e pelo valor total ganho em pequenas provas. No mesmo domingo adquiri a égua que, com outras três já compradas - Little Topi, Clarks Hugger e Ginger Tari -, seguiram para o rancho de Art Faux, em Orlando (Flórida).
No Texas, tive a oportunidade de conhecer Mr. Shorty Freeman, talvez o melhor criador de cavalos de Apartação de todos os tempos. Em minhas visitas, procurei sempre ouvir com muita atenção seus ensinamentos sobre cruzamentos, criação e trabalho com as melhores linhagens.
As éguas já estavam na Flórida, com documentação de importação sendo finalizada, quando percebi que o garanhão Freckles Playboy seria o cruzamento recomendado para as quatro éguas. Adquiri as coberturas e enviei as éguas de volta por uma longa viagem até Oklahoma. Destes cruzamentos nasceram Jassy Jay (Les Glo Bay), Freckles Pepita (Little Topi), campeã Potro do Futuro, Freckles Nevada (Clarks Hugger), campeão Nacional de Rédeas e Tarita Playgirl (Ginger Tari), que se acidentou antes de competir, confirmando o acerto das recomendações do mestre Shorty Freeman.
Jazzy Jay se mostrou um animal diferenciado desde os primeiros dias de vida. Embora mais novo, foi criado solto no pasto junto com a safra de 1989 até o início dos treinamentos. No Brasil foi apresentado até o Potro do Futuro pelo norte-americano Charles Macderman, passando logo a seguir para as mãos de Sergio Martins. Fez carreira brilhante, tendo vencido várias provas, inclusive obtendo os títulos de campeão do Congresso Brasileiro 95 (Goiânia/GO), Show AQHA (Nacional), Nacional ANCA e reservado campeão Derby ANCA.
Como garanhão, produziu extraordinários descendentes como: Tina Play Lena, Scarlet Jay, Tilly Playboy, Miss Lil O'Lena, Freckles Mentira, Jazzy San Badger, Play Around, Colonel Pep Peppy, Frecklena, Mansita Playgirl, Blue Violet, Blue Serenade, entre outros”.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.