Associe-se
O criador Jorge Rudney Atalla, selecionado pela Diretoria da ABQM para integrar o 6º Hall da Fama, sempre teve participação ativa na raça Quarto de Milha. Seu contato com os equinos começou em 1932 com a mudança dos pais, saindo de São Paulo, para a fazenda em Bocaina, interior do estado.
“Crescemos em lombo de equinos, pela precariedade das estradas até os anos 50. Nosso transporte, por praticamente 20 anos, foi no lombo deles ou em charretes. No período de férias, os visitantes eram muitos e os cavalos eram poucos, por isso chegamos a andar em três num só. Comecei a ouvir falar do Quarto de Milha quando fui para faculdade nos EUA, nos estados do Colorado (Golden) e Oklahoma (Tulsa). De regresso ao Brasil, após cinco anos, e formado em engenharia de petróleo, voltei direto para a agricultura e indústria de açúcar e álcool, além da pecuária. Hoje o rebanho é administrado por minha filha caçula, Anney Atalla, que recentemente importou o garanhão Smart Royal Rey, com seus produtos dos EUA se destacando em competições e leilões”.
Dentre as inúmeras ações de Jorge Atalla em prol da raça e da associação estão: a construção do pavilhão de leilões em Jaú, com todas as comodidades para o leiloeiro, compradores, vendedores e para os bancos financiadores com instalação de placar eletrônico; construção da pista para corridas de curta distância, feita sob regulamentação oficial da ABQM - com instalação para corridas noturnas, inclusive com instalação de photochart; salão para recepção dos criadores, sempre sem nenhum ônus para os criadores; e a participação efetiva na criação do Jockey Club de Sorocaba.
“Nosso plantel de QM foi iniciado em 1972 e chegou a ter mais de 400 animais. Hoje contamos com mais de 150 fêmeas PO e seis garanhões PO. Importamos mais de 120 animais entre machos e fêmeas; produzimos mais de 3.500 animais puros; nos últimos dez anos, comercializamos mais de 360 animais puros, vendidos para todo o Brasil; produzimos animais vencedores na maioria das modalidades de provas praticadas pela ABQM e da Copa Makin A Play de Apartação durante três anos. Gostaria de citar o super campeão de Trabalho, Serginho, que estimulado por mim, acompanhou Rudney Jr no centro de treinamento da Fazenda Berrante”.
“Considero importante mencionar minha participação do King Ranch do Brasil para comprar bovinos e também a aquisição do garanhão El Ricardo. No encerramento da King Ranch no Brasil, adquirimos parte dos importados (filha de MR Sam Peppy e Peppy San Badger), das quais ainda temos alguns animais vivos. Para servir as excelentes matrizes, trouxemos dos EUA, Makin A Play, um potro - e que hoje já tem seus produtos campeões em provas de Rédeas, Apartação e Laço. Com a vinda do Edgewood Farms para o Brasil (o criador mais vitorioso em Conformação dos EUA) e que resolveu não permanecer no país, adquirimos boa parte de seu plantel de Conformação, incluindo matrizes vitoriosas nos EUA e campeãs mundiais. Com a perda do nosso garanhão First Class, buscamos um substituto em MBJ Mr Array, do qual já tínhamos alguns produtos. Colocado à venda em leilão, esse garanhão foi disputado por vários grupos e adquirido pelo consórcio formado por Rudney Atalla, Ovídio Ferreira e Roberto Corá, tendo este após alguns anos vendido sua participação (1/3) para outros criadores. Sobre MBJ Mr Array não é necessário muito se falar, pois é um reprodutor líder do ranking nacional em Conformação e com produtos também vencedores em outras modalidades”.
“Iniciamos o plantel de QM em 1972 estimulados, em primeiro lugar, pela satisfação em criar cavalos, e também pela necessidade que os criadores brasileiros tinham de animais com habilidade para trabalhar com seu rebanho bovino. A grande procura pelo Quarto de Milha e pela exígua oferta no mercado nos levou a buscar no mercado norte- americano o que havia de melhor nessa raça já conhecida por sua rusticidade e qualidade para trabalhar no campo. Fizemos uma grande importação de garanhões e matrizes, visando suprir parcialmente o mercado com seus produtos, e nunca oferecendo ao mercado os animais importados. Nesse período, podemos citar o garanhão Poco San Bar, nosso primeiro cavalo campeão, reprodutor esse que deixou, até hoje, sua genética nos rebanhos brasileiros, podendo citar entre eles, Shantung JA - Campeão Potro do Futuro de Apartação. Iniciou-se também no Brasil a modalidade de corrida em canchas retas, o que nos levou mais uma vez a buscar nos EUA reprodutores e matrizes que produzissem animais com essa habilidade de velocidade em curtas distâncias. Trouxemos o que havia de melhor no mercado norte-americano, assim vieram para o Brasil os garanhões de primeira linha como Scan (Dash For Dash), Dude Raney, Big Red Baron, primeiros filhos do fabuloso Ease Jet a virem para o Brasil. Think A Mite, cujos produtos se destacaram em corridas do Jockey Club de Sorocaba, e seus produtos se destacam em provas de Velocidade, Tambor e Baliza. Destacamos também a égua Miss First Down Dash, o primeiro produto de First Down Dash a vir para o Brasil, e que foi Rainha da Velocidade 94 no Jockey Club de Sorocaba”.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.