Associe-se
A história de José Nelson Fakri com o Quarto de Milha começou por volta dos anos 80, quando ainda era proprietário da Fazenda São Luiz, no Km 157 da Rodovia Castelo Branco. Fakri entusiasmou-se pela raça depois de ter visto o cavalo Rumbull Along (Bullwinkle) tornar-se campeão de Conformação, em um evento em Tietê (SP). O “namoro” não demorou muito até que o adquiriu do criador Antônio Aurélio Persone e, já no mês seguinte, comprou quatro éguas importadas, iniciando, assim, o plantel do Rancho das Américas.
Alguns anos depois, em 1984, importou dos EUA o garanhão Sweet Daddy (Tiger Rocket). Esse recordista de quatro distâncias impulsionou a seleção do plantel. Não demorou muito e, com apenas dez anos de existência, o criatório de Nelson Fakri já despontava como um dos mais famosos em todo o País.
Pensando no amanhã e com o plantel aumentando, Fakri resolveu adaptar o seu haras, passando-o para o Km 101 também da Rodovia Castelo Branco (SP), onde foi totalmente projetado em 42 alqueires.
Ele não parou por aí e, na sequência, começou adquirir outras estrelas para o haras, iniciando-se com os importados: Pivot Point (Easy Jet); Tokanon (Azure Te-TB) e Beduíno Bomber (Beduíno-TB).
O Rancho das Américas continuou a investir. Trouxe também ao Brasil, no final de 1986, o garanhão negro Timeto Thinkrich (Aforethought – TB), campeão Potro 2 anos e Campeão Cavalo aos 2, 3 e 4 anos, produtor de 3 campeões mundiais e de mais de 200 filhos com Registros de Mérito. Em 1987, já com um plantel formado por aproximadamente 100 éguas, sendo 37 PO, seis garanhões importados, 40 potros e potras de zero a dois anos, além de 35 animais PSI, Fakri promoveu com muito sucesso seu 1º Grande Leilão de Velocidade, tornando-se um ponto de referência do mercado em relação aos animais da linhagem de Corrida e atraindo a presença de destacados quartistas vindos de todas as regiões brasileiras e criadores de outros países.
Para completar todo este sucesso, ele trouxe em 1994 o tricampeão mundial e recordista, Tolltac (Beduíno - TB). O garanhão acasalou importantes matrizes do Rancho das Américas e de outros destacados criatórios, gerando inúmeros ganhadores clássicos, como: Summer Toll, tríplice coroada 98; e a internacional Dinastia Toll BRZ, Líder de Geração de Fêmeas e vencedora por duas vezes do GP Las Damas Handicap, tornando-se Superior Race Horse. Entre os machos, destacou-se também Picasso Toll, vencedor do GP Megarace e Carazinho/2002 e o tríplice coroado Platoon.
Para completar o time de estrelas, sindicalizou em 1999 o produtor de inúmeros ganhadores clássicos nos EUA e Brasil, Fishers Dash.
Na área administrativa, em 1990, José Nelson Fakri ocupou o cargo de presidente da Quarto de Milha S/A e fez parte também do Conselho de Administração da ABQM, na gestão Ovídio Vieira Ferreira, em 1995 e 1996.
O Rancho das Américas se tornou Líder de Estatísticas pelo Jockey Club de Sorocaba em quatro vezes (1991/1998/1999/2002).
Após a liquidação de suas principais reprodutoras em 2008 e os produtos de gerações, Fakri transferiu de local sua propriedade, sentido Sorocaba – Porto Feliz, instalando a Central Internacional de Reprodução Rancho das Américas.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.