Associe-se
O paulista Carlos Alberto Deleu é um visionário quando o assunto é Quarto de Milha. O quartista se tornou um avaliador potencial da raça, sendo reconhecido como um dos nomes fortes na indústria do cavalo no Brasil. Morando há muitos anos nos EUA, Deleu enxergou um mercado forte, treinando e negociando animais para competir, e teve a oportunidade de aprender com renomados treinadores mundiais, aprimorando-se na modalidade de Rédeas.
Foi um dos fundadores da Associação Nacional do Cavalos de Rédeas (ANCR), sendo seu primeiro presidente e também o primeiro campeão do Potro do Futuro da ANCR. Seu envolvimento com cavalos começou como um sonho de criança, mesmo tendo trabalhado na tecelagem da família. Após cursar administração de empresas, Deleu decidiu seguir sua verdadeira paixão: trabalhar com cavalos, iniciando sua jornada na criação da raça Appaloosa, em 1983.
O desejo de aprender a domar cavalos o levou aos Estados Unidos, onde apesar dos desafios, com forte persistência e apoio do pai se tornou um dos maiores criadores e competidores do Quarto de Milha. Foi no Texas que Deleu conheceu a treinadora Laurie McCulloch, campeã mundial de Western Pleasure, com quem se casou.
De volta ao Brasil em 1988, ele estabeleceu um centro de treinamento em Porto Feliz (SP), o primeiro a oferecer treinamento em Rédeas, Western Pleasure e Conformação no país. Neste mesmo ano, conheceu o presidente da ABQM, dr. Sérgio Nouguês, que disponibilizou a ele alguns animais da raça Quarto de Milha para treinar e competir Rédeas. E junto com os amigos Jango (Salgado), Eduardo Ribeiro e Paulo Farha fundou em 1990 a ANCR. Nas pistas, no memo ano, Deleu foi o primeiro vencedor do Potro do Futuro desta associação, montando Flicker Playboy. Já pela ABQM conquistou dois títulos de reservado campeão Potro do Futuro da classe Aberta, com Hollywood Doc SLN e Docs Squaw. Ao longo das últimas décadas obteve diversas conquistas, tanto como dirigente quanto competidor.
Em 1996, retornou aos EUA e criou o Deleu Ranch, em Collinsville, no Texas, onde permanece até hoje. Com 40 anos dedicados ao cavalo, Deleu trabalhou com animais de renome internacional que se destacaram, como: Blue Bayo Boon, Boonlight Dancer, Bueno Starlight, Captain Jay, Country Dun It, Dog Patch Doc, Jay Apollo Bars, Melodys Dun It, Moms Silverado Cat, Nitro Dual Doc, Okie Easterwood, One Nite Roost, Pocodo Andy, Real Gun, Reminic N Dunit, Roosters Tru Luck, Shiners Homeboy, Starlights Frostylena, Texas Bill, entre outros, deixando um legado que transcende as gerações.
A história de Carlos Alberto Deleu é um testemunho de determinação, paixão e conquistas que moldaram profundamente a trajetória do Quarto de Milha no Brasil, ao formar grandes campeões para os criadores e proprietários da raça no país. Seu legado ressoa nas memórias daqueles que o conhecem e nas realizações que perpetuam a tradição do cavalo mais versátil do mundo e que o fizeram chegar ao Hall da Fama da ABQM.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.