Associe-se

A Coordenação de Jurados Oficiais da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) realizou nesta terça-feira (16), um workshop, antes do início das provas do 5º Derby, 17º Potro do Futuro e 17º Campeonato Nacional de Laço Comprido, em Campo Grande (MS).
O curso contou com a participação de mais de 70 competidores e treinadores da raça e debateu diversas questões técnicas da prova que são avaliadas pelos jurados, bem como a conduta dos atletas, tanto dentro, quanto fora das pistas.
"O ponto principal é levar conhecimento para os competidores. Tem muito competidor que não conhece a regra, e não sabe como ele pode estar ganhando crédito ou perdendo. E aí é fácil colocar a culpa no juiz, porque ele não entende o que, de fato, está sendo analisado na prova. O nosso objetivo aqui é encurtar distâncias", afirma Fernanda Costa, coordenadora de Jurados da ABQM.
No Laço Comprido, o competidor utiliza uma corda longa (entre 18 e 20 metros) para laçar a rês (boi). Nessa modalidade, o cavalo é analisado em quatro manobras: brete, corrida, trabalho com o boi e trabalho final.
“Dentro de pista, a autoridade máxima que temos é o juiz. O competidor nunca deve abordar ou questionar diretamente o juiz durante a prova. Pelo regulamento, o competidor deve se reportar ao representante da Comissão de Modalidade ou ao juiz monitor (quando houver). Se alguém infringir essa regra, poderá sofrer sanções”, reitera Fernanda.
O curso abordou ainda orientações técnicas sobre os equipamentos utilizados nas provas oficiais da raça que também são avaliados pelos jurados para garantir que as regras sejam cumpridas.
“O nível da tropa do Laço Comprido está cada vez melhor. Mas, o competidor precisa estar atento, porque a avaliação começa na área externa de pista. Qualquer irregularidade em equipamentos pode levar o competidor a ser desclassificado”, explica o jurado oficial da ABQM, Nelson Rodrigues.
Bem-Estar Animal nas provas oficiais do Quarto de Milha
A Segurança Jurídica e o Bem-Estar Animal nos Esportes Equestres da raça também foram temas debatidos com os competidores do Laço Comprido, no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Em todas as provas oficiais da ABQM, o Comitê de Jurados analisa caso a caso.
“Nós precisamos ter consciência que todos nós somos fiscais do Bem-Estar Animal. Tudo o que envolve o nosso esporte nós devemos zelar. Como aqui se trata de uma prova oficial da ABQM, nós temos diversos critérios a serem seguidos. Com isso, nós pretendemos fazer uma disputa mais transparente e justa para todos”, finaliza Fernanda.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.