Notícias

Marco Antonio Toledo de Souza

Escrito por ABQM

06 SET 2023 - 11H45

Reproduzir em linhas sobre o mestre da arte de ensinar, Marco Antonio Toledo de Souza, “o Marcão Toledo”, é voltar ao passado onde tudo começou. Com seu jeito simplório e em um linguajar interiorano, ele conta que essa paixão começou desde pequeno. “Aos 7 anos eu tive o primeiro contato com os cavalos, na Fazenda São Pedro, no município de Avaí (SP), onde eu e meus oito irmãos fomos todos criados na lida. Depois comecei a vida domando burros e tocando boiada no sertão junto com meu pai Francisco Toledo”. Segundo informou, teve seu primeiro contato com o Quarto de Milha, quando trabalhava na Sociedade Hípica de Garça (SP), em 1970. “Mas o contato mais forte com a raça foi quando eu era inseminador de vacada, na Fazenda do Willian Koury, uma das pessoas que trabalhou muito pelo QM naquela época. E conforme ia crescendo a molecada dele, o Paulo, o Willinha e o Rodrigo, eu comecei a treinar os cavalos para eles”.

Até então, Marco Antonio não competia, somente preparando animais e sua arte começou a despontar com o cavalo de tambor Old Hondo, onde mais tarde o Paulo Koury, hoje campeão da modalidade de Rédeas, ganharia vários títulos com ele. Muitos dos treinadores famosos atualmente começaram a carreira com Marcos Toledo, inclusive Franco Bertolani – hoje morador na Itália -, a quem o treinador considera um cavaleiro completo: “Ele venceu muitas provas de Velocidade com o Bonito, cavalo “Superior em Trabalho”, que viveu 33 anos.

Mas para definir o que foi e é Marcão Toledo, pedimos ao dr. Marcio Tolentino, titular do Haras ST, onde exerce seus trabalhos de treinador até hoje para resumir a importância dessa especial pessoa. “As palavras professor e profeta têm a raiz no latim. Ambas servem para definir o Marcão. Professor de cavalo e de gente, ele nasceu para alfabetizar os cavalos. Como nos seres humanos, ensinar a ler, escrever e falar as primeiras palavras é essencial qualquer que seja o destino profissional do aluno. Com os cavalos é a mesma coisa. Durante cerca de dois meses os animais aprendem em um carrossel a entender o comando de voz: ‘passo...trote...galope... ôôô’. Fazendo círculos, sem sela no início e depois selado, mas sem montar. Só carrossel, todo dia. Durante os outros quatro a seis meses que se seguem vem a doma montada. No início ainda no carrossel e depois na pista. Os círculos de um lado e de outro têm que ser perfeitos. Esta é a cartilha do professor Marcão. Depois disso o cavalo vai para o seu destino: Rédeas, Apartação, Laço, Baliza, Tambor ou até Hipismo Clássico: está alfabetizado. Ele começou na Hípica de Garça, com o William Koury, que incluía, sim, a doma de cavalos para Hipismo Clássico. Sempre exercendo atividade autônoma além dos cavalos do William, o Marcão fez grandes campeões de Tambor na década de 80: Otoe’s Capri Bar, Breezing Chick, Old Ondo, King Size e as Cromitas, quando trabalhou com o Francisco Bertolani. Já nessa época (meados dos anos 80) dividia com o Ditinho - outro popular treinador do Haras 4 Irmãos, a doma de alguns cavalos do Haras ST: montou a Doriana ST, primeira filha do Shady nascida em 81 e ainda viva. Depois passou a domar as filhas do Shady com a Trouble Creek (ST Creekita, ST Analeo) e netas como a ST Sukita. Atualmente, doma as bisnetas. O Marcão sempre foi autônomo: teve e tem seu ‘cantinho’ onde trabalha com cavalos de ‘fora’, apesar de hoje dedicar-se prioritariamente ao criatório ST onde prepara de 4 a 6 potros por ano. Além de professor de cavalos o Marcão é professor de crianças. Formou gerações de domadores e competidores com competência invejável.  Formou seus próprios filhos: Sérginho, Silvia, Marquinho e Sandra. Todos competidores, treinadores e professores de escolinhas do Quarto de Milha. Ensinou também dois grandes campeões de Rédeas: o Paulo Koury e o Franco Bertolani entre tantos outros de provas de Velocidade.

Sem dúvida, um ‘profeta de campeões’. Após 3 ou 4 meses mexendo com o potro, o Marcão fala: “pode apostar neste que é ótimo”. Acreditem, porque não erra..., verdadeira profecia. Dr. Marcio Tolentino testemunhou isso o nos últimos anos: “Dos potros que coloco pra doma, sempre tenho maior apego a um ou dois. Falo pro Marcão da minha escolha dizendo que este ou aquele é melhor”. Ele repetidas vezes fala de sua maneira bem interiorana: “o senhor vai ‘mordê’ a língua, porque minha escolha é outra. Ele sempre acerta”, concluiu o criador.

Relembrando alguns craques das pistas, entre competidores e animais, que se tornaram campeões em provas de Tambor, Baliza e Rédeas, o mestre “Marcão” destacou os seguintes pupilos: os irmãos Koury (Paulo, Willian e Rodrigo); Franco Bertolani; Carlos Polidoro; Edgar Alves; Ricardo Fanton; Vagner Simionato; as irmãs Ana Paula e Ana Cristina Zillo; os irmãos Eduardo e Ana Luiza Tolentino; e seus próprios filhos, Marquinho e Sérgio Toledo. Já em relação aos animais, passaram em suas mãos: Hondo Ranchero; Breezy Chick JA; Otoe’s Capri Bar; Tucupi SKR, Bonito; Avião Negro; Fancy Top EW; EW Reska; Happy Hill MA13; Filito 2F; Cromita MA 10; Ew Dalanda; Alazão Perigo; Sassy Top Moon; Capitão Courien; Rubi Clue; Vivid Apollo; ST Farofita; ST Juanita; ST Milk Shady; ST Analeo; ST Sukita; ST Creekita e ST Fishers Leo.

Depois de trabalhar em tantos lugares, voltou para São Paulo, mudando para o Rancho 3 Meninas, em Lençóis Paulistas, onde seu filho, Marco Toledo Filho, junto com sua nora, Ana Paula Zillo, montaram então o próprio Centro de Treinamento. Embora continue trabalhando para Marcio Tolentino, Marcão tem seu próprio Centro de Treinamento na cidade de Piratininga (SP). Ele finaliza agradecendo os frutos que vem colhendo devido a sua dedicação ao trabalho, a sua família, com a qual pôde contar em todo esse tempo, e a Jesus por tudo que o cavalo lhe proporcionou.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.