Associe-se
Importantes mudanças de regras nas provas de Vaquejadas oficiais e oficializadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) já foram implantadas pelo Comitê Nacional de Vaquejada, no 11º Potro do Futuro e Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada, que começou no dia 3 e vai até o dia 6 de outubro, no Parque Zezé Rocha, na cidade de Lagarto (SE). São elas:
- Por motivo de maçaroca o boi será julgado. (não mais haverá boi de reposição).
- A dupla que tiver êxito nos quatro bois de classificação, sem girá-lo dentro da faixa de tolerância, estará automaticamente classificada para a 2ª rodada da disputa.
No caso de ?tope? ou queda de qualquer dos cavalos, o boi será julgado. (não haverá boi de reposição).
Para a largada é obrigatório, sob pena de nota zero:
A) O Cavalo de puxar, ao pedir a abertura da cancela deverá estar encostado paralelamente ao muro.
B) O Cavalo de esteira, na abertura da cancela, deverá estar encostado paralelamente ao muro, de frente à frente do cavalo de puxar e com distância mínima de 1 metro da saída (brete), respeitando a faixa demarcada no muro e não poderá ultrapassar esta faixa para obstruir a saída do boi.
Obs. 1- Considera-se a saída do boi, o momento em que ele coloca os membros anteriores (mãos) na pista de competição.
Obs. 2 - Após a dupla autorizar a abertura da cancela, para saída do boi, ela não poderá mais ser fechada.
?Essas inovações vêm contribuir para evolução da Vaquejada e foram bem aceitas pelos vaqueiros?, declarou Eduardo Borba, diretor de Vaquejada da ABQM.
Outra declaração importante é de Sérgio Novaes, membro do Comitê de Vaquejada da ABQM: ?As mudanças implantadas foram muito bem aceitas pelos vaqueiros competidores, que possuem um poder de adaptação muito grande e rapidamente se adequaram as novas regras, o que pode ser comprovado através do número considerável de senhas batidas no Potro do Futuro: 55 na Classe Aberta e 34 na Amador. Pudemos constatar, ainda, que além de cumprirem o papel de proteção ao bem estar animal, as novas regras conferiram dinamismo à competição.
Texto: Moacyr Russo e fotos: Aluiso Alves (direto de Lagarto/SE)
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.