Associe-se
Além de ser uma tradição cultural enraizada nas regiões Nordeste e Norte do País, a Vaquejada tornou-se também uma alternativa de vida para muitas famílias e uma apaixonante atividade esportiva em pé de igualdade com o futebol.
E um animal que contribui para valorizar ainda mais essa modalidade tem um nome: Napoleon Sus. Nascido em 31/10/1998, desapareceu aos 19 anos em agosto de 2017 e deixou um legado de conquistas para o criatório nacional. Esse baio amarilho, filho de Sucesso SKR e Bela Reca RC (Leolatch), totalizou em sua campanha na reprodução 700,5 pontos, com vários animais premiados na Vaquejada. Destacam-se entre eles: Princesa Sus SVM, vencedora em 2016 pela ABQM do Potro do Futuro e Nacional e em 2017 da Copa dos Campeões, todos pela classe Amador, totalizando 95 pontos e detentora de Registro de Mérito Superior (Amador); Boy Dash Deck, campeão do Derby ABQM 2010 (Amador); além de outros premiadíssimos animais com expressivas pontuações: Miss Failas Dash (68 pontos); Beijoca Sus INT (43,75 pontos – RM Superior Aberta); Lele Sus INT (42,5 pontos); Sucesso Maiden (41,5 pontos). Mas a maior consagração ocorreu em 2018 nos eventos da ABQM, pelas conquistas dos títulos de campeões do Potro do Futuro ABQM: Paloma Sus INT (animal de puxar), Ronald Sucess (esteira) e Cinderela Sus INT (puxar); e pelo Campeonato Nacional com: Bianca Napoleon (puxar), Cristal Sus INT (esteira) e Napoleon Brown (puxar).
Napoleon Sus foi da criação do paranaense Leônidas Ferreira Chaves e pertenceu a Marcos Studart Gomes Lima, titular do Haras Integral Mix, do Estado do Ceará. Marquinhos Lima, como é conhecido, revelou que sempre foi um apaixonado por cavalos, tanto nas Vaquejadas, nas Corridas e até nas Cavalgadas. “Eles representam lazer, alegria e amizade! E o Napoleon Sus reuniu tudo isso, tornando-se o marco inicial do nosso haras e fez com que essa paixão trouxesse à tona a responsabilidade de criar. Então aprendi a respeitar cada vez mais os grandes criadores, pois passei a viver de forma intensa o desejo de viabilizar o sonho de me tornar também um criador de cavalos. O Napoleon não está mais com a gente desde 2017, mas continua sendo a referência e uma identidade muito forte do nosso haras. Fico muito feliz em torcer e comemorar as vitórias de seus filhos junto com os seus proprietários, os quais apostaram em suas qualidades como reprodutor de Vaquejada. E todas as conquistas de seus produtos o transformaram em uma referência da raça Quarto de Milha, sendo agora homenageado pela ABQM no Hall da Fama. Agradeço muito a Deus por ter escolhido esse caminho para a nossa criação, por ter colocado o Napoleon como estrela principal e que nos proporcionou esse presente há um ano e meio depois do seu desaparecimento”.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.