Notícias

Novo procedimento para exame de DNA

Escrito por ABQM

05 AGO 2011 - 00H00

Conforme determinação da Diretoria Executiva da ABQM, o criador poderá enviar diretamente aos laboratórios de sua preferência os materiais dos animais Quarto de Milha para serem analisados através de DNA.

Entretanto, segundo o dr. Jarbas Leonel Bertolli, superintendente técnico, para que os resultados sejam oficiais, deverão ser cumpridas algumas normas específicas para o Registro Genealógico como segue:

- O material deverá ser coletado por um inspetor credenciado pela ABQM e assim cumprir as normas estabelecidas para o Registro Genealógico;

- O material poderá ser enviado pelo interessado ao laboratório que lhe aprouver, desde que esteja credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

- O material coletado deverá ser colocado em envelope de papel devidamente lacrado pelo inspetore totalmente identificado através de nome do animal, pai, mãe, sexo e data de nascimento(quando se tratar de animal em registro); para animais já registrados basta apenas o nome correto e número do registro correspondente;

- Toda vez que for necessária a participação de égua comum no processo de análise de DNA, ela deverá ser resenhada na mesma oportunidade, para que sejam cumpridas as normas do Serviço de Registro Genealógico.

- O laboratório analisará o material recebido e não se responsabilizará pela sua origem;

- O inspetor deverá enviar à ABQM a notificação da remessa, identificando o laboratório de destino do material, anexando a resenha do animal em estudo ou apenas a identificação do animal coletado - quando se tratar de animal para verificação de parentesco (arquivo permanente).

Lembramos que em relação ao material coletado, deve constar a mesma data das resenhas e identificações para que se tenha cunho oficial dessa análise.

O resultado deverá ser fornecido pelo laboratório diretamente à ABQM, através de correspondência, ou ainda ser enviando virtualmente (por internet). Quando o resultado for dirigido diretamente ao interessado, deverá sofrer o aval do inspetor responsável pela coleta, indicando a concordância com os dados constantes no laudo, inclusive com data e identificação do responsável.

Caso qualquer uma das premissas citadas não for cumprida, o resultado não poderá ser aproveitado pelo Stud Book, sendo assim considerado apenas como de interesse particular sem consistência para o Registro Genealógico da raça Quarto de Milha.

Os laboratórios em sintonia com a ABQM são:

Laboratório Gene Genealógica - (31) 3441.3373 com dra. Helena ou dra. Cássia - Rua Professor Magalhães Penido, 697 - s/802 - CEP 31.270 - 700 Belo Horizonte (MG);

Laboratório de Genética da Escola de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - (31) 3409.2206/3491.3963 com dra. Denise - Av. Antônio Carlos, 6627 - Cx. Postal 567 - CEP 31.123-970 Belo Horizonte (MG).

Foto: Miguel Oliveira/ABQM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.