Associe-se
O presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio, e o superintendente-geral da entidade, Manuel Rossitto, participaram nesta terça-feira (10), da transmissão de cargo do secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, Antônio Junqueira, pelo seu antecessor, Francisco Matturro. O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas.

O novo secretário detalhou qual será a linha de sua gestão, adiantando algumas prioridades. "Nosso trabalho terá um olhar para a frente, com o propósito de detectar problemas e encontrar soluções. Não é demais lembrar que a agricultura é o maior e melhor negócio de São Paulo", afirmou.
Atualmente, o estado paulista responde por 16,3% das exportações brasileiras do setor, tendo uma área cultivada de 14,4 milhões de hectares. Em comparação, o Mato Grosso, que ocupa a primeira posição entre todos os estados brasileiros, com 19,9% da participação nas exportações do agro nacional, conta com uma área cultivada de 31 milhões de hectares.
“É importante ressaltar que São Paulo ocupa apenas 3% do território nacional. A participação das exportações do agro paulista na balança comercial total do Estado foi de 37,4%, em 2022. Vejam a importância do agro”, destacou Junqueira.
O novo secretário acrescentou que a pasta vai “trabalhar fortemente para incentivar a geração de fontes renováveis de energia limpa, como a bioenergia, levar conectividade ao campo para que a produção agrícola paulista seja cada vez mais tecnológica e sustentável", além de antecipar que dentro de 30 dias já estará disponível o aplicativo do Guia de Trânsito (GTA) para Equídeos.
“Assim como eu, tem muita gente que gosta de cavalos e que tem o sonho antigo da emissão do GTA eletrônico. Uma grande conquista do setor”, reiterou Junqueira.
Para o superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, a modernização no procedimento irá agilizar e tornar mais seguro o transporte de animais no estado. Um outro ponto importante é o apoio da SAA para as pesquisas do setor.
"Essa mudança veio para desburocratizar, mas sem perder o foco na regulação. Com essa modernização, percebemos um fortalecimento da cadeia produtiva do cavalo no estado. Hoje, a ABQM já desenvolve, por meio de uma parceria público-privada com o Instituto Biológico de São Paulo, um projeto de pesquisa para controle de carrapatos em equinos. É fundamental, pensarmos em conjunto com a SAA, uma agenda estratégica para o agro paulista, levando também em consideração a equideocultura", reforçou Rossitto.
O presidente da ABQM, Caco Auricchio, destacou o conhecimento do novo secretário para o cargo e a importância da valorização do cavalo para o agronegócio brasileiro.
"São Paulo é hoje o estado brasileiro com o maior plantel de Quarto de Milha do Brasil, com mais de 265 mil animais registrados. O estado tem papel preponderante no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, pela pujança do setor. Ficamos muito felizes pela escolha do governador, Tarcísio de Freitas, do novo secretário que é um conhecedor da nossa causa e certamente continuará todo esse movimento positivo. Aproveito, inclusive, para informar que recebi o convite do novo secretário para compor o grupo de conselheiros da pasta. Finalizo, desejando êxito nessa importante missão e agradeço pela valorização da equideocultura na nova gestão", reiterou o presidente da ABQM.
Também estiveram presentes na cerimônia, Itamar Borges, deputado estadual representando a Frente Parlamentar Agropecuária Paulista; Edivaldo Del Grande, coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio e presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp); Guilherme Afif Domingos, secretário extraordinário do Estado de São Paulo para Projetos Estratégicos; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura; César Vilela, presidente da Câmara Setorial de Equideocultura de São Paulo; Thomas Rocco, presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), além de outras autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de classe e empresários do setor.
(com informações da Ascom/ SAA)
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.