Associe-se
Olival Tenório Costa nasceu no município de Atalaia, Estado de Alagoas, no dia 8 de novembro de 1922, e veio a falecer no dia 6 de maio de 2013, aos 91 anos. Ele foi o segundo filho de José da Costa Tenório e Isabel Tenório Cavalcante. Oriundo de uma família numerosa, composta por sete irmãos, desde jovem se destacou por seu espírito pioneiro e empreendedor. E para mostrar esses atributos, sua neta Marla Tenório conta detalhes desde o período em que ele levou a raça Quarto de Milha para Alagoas.
E Marla diz: “No ano de 1945, Olival Tenório formou-se engenheiro químico industrial pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Naquela mesma época se casou com Edna Tenório Costa, mostrando-se um marido e pai exemplar para seus quatro filhos - Tereza, Maurício, Isabel e Marcelo - e, posteriormente, também avô carinhoso de 16 netos, oito bisnetos e um tataraneto.
Ele trabalhou na Usina Uruba, pertencente ao Grupo Gondin, antes de fundar a sua própria empresa, em parceria com o seu sogro José Tenório de Albuquerque Lins, a Triunfo Agroindustrial SA. A Triunfo ficava no município de Boca da Mata, no Estado de Alagoas. Alguns anos após o término da sociedade com seu sogro, ele fundou o Grupo Olival Tenório, composto pela Usina Porto Rico, Destilaria Autônoma Porto Alegre, Importadora Auto Peças, Importadora Pneus e a Agropecuária Olival Tenório - sua maior paixão. Destacou-se no cenário brasileiro como um dos maiores criadores da raça Nelore, sagrando-se 11 vezes Campeão Nordestino e Tricampeão Nacional consecutivo em Uberaba (MG), com um plantel de qualidade reconhecida por todos. Em 2014, seu criatório foi um dos homenageados durante a comemoração de 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), realizado em Uberaba.
Ele foi também um dos introdutores da raça Quarto de Milha em Alagoas, quando, em meados dos anos 1970, adquiriu algumas matrizes de tradicionais criatórios da região de Presidente Prudente (SP), como Swift King Ranch (SKR), Haras GR, do titular Geraldo Ribeiro de Souza, e do Pruden Haras, de José Carlos Delfim Miranda, bem como algumas matrizes importadas, filhas dos mais importantes garanhões da raça na época. Iniciou-se então o Haras Porto Rico, idealizado por seu genro Denison Costa de Amorim, e gerenciado pelo renomado Carlos Moraes, um dos pioneiros no desenvolvimento de uma linhagem voltada para o esporte da Vaquejada. Seu garanhão, Doc’s Bar PH, tornou-se uma lenda na linhagem de Trabalho e nas Vaquejadas em todo o Nordeste. Além de Doc’s Bar, destacaram-se também outros importantes garanhões como Mr Let Gold, Mr Adams Ed, Let Add, Gold Gap, Sage Skipper, Peppy Dry Badger, Panasco SKR, Eternal Fire SLN, entre outros”.
Atualmente, Marla Tenório de Amorim Loureiro dá continuidade ao trabalho do avô Olival e do pai Denison com o Haras Porto Rico, que foi relocado para as fazendas São Sebastião e Recanto, sede do criatório de gado Nelore - ambas em Limoeiro de Anadia, Alagoas.
O criador Olival Tenório Costa faleceu há quase dois anos, no dia 6 de maio de 2013, mas deixou um legado de competência e visão na criação dos cavalos Quarto de Milha no Estado de Alagoas.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.