Associe-se
Seu nome é José Edson Antônio, ou simplesmente ‘Edson’, que com seu jeito espontâneo conta um pouco sobre sua trajetória no meio do cavalo, começando de forma involuntária, onde participava com sua voz em eventos realizados na igreja do bairro onde nasceu e que reside até hoje na cidade de Bauru (SP). “Não tinha como objetivo me tornar um profissional desta área, mas o destino me fez estar nela por longos 26 anos”. Ele relaciona todas as atividades que executou até chegar aos dias atuais. “Eu fui garçom, técnico administrativo, bancário, enfim aproveitei as oportunidades que a vida me oferecia até me encontrar nesse mundo maravilhoso do cavalo”, relatou Edson.
O bauruense conta que sua família era originária do trabalho no campo. “Meu pai e tios eram violeiros e, nesse ambiente, veio o interesse também de estar na área de comunicação. Em certo momento pedi a um amigo (hoje falecido), que trabalhava em uma rádio, uma oportunidade para um aprendizado como locutor. Então, após alguns dias ele me convidou para ajudá-lo nos rodeios em que atuava. Embora surpreso com o convite, pois não imaginava este tipo de locução, aceitei!”, destacou ele.
Ele afirma que descobriu um mundo diferente da locução e se apaixonou: “Logicamente, no início dessa atividade, tudo foi muito complicado devido à falta de experiência e o conhecimento do setor. Consequentemente, as oportunidades foram aparecendo e procurei observar os mais experientes, seguindo regras e tirando dúvidas com locutores e juízes”.
Para ele, em agradecimento pelo dia de trabalho, sempre antes de iniciar e ao terminar sua atividade, faz uma oração a Deus, a Jesus Cristo e a nossa Senhora Aparecida, para que tenha proteção, saúde e possa desempenhar sua tarefa da melhor maneira possível. “Vi que nas competições, não tinha aberturas com orações, como as de rodeio e nem mesmo músicas durante as competições.
Aos poucos, fui incluindo nesse cenário as aberturas, músicas e hoje se tornou tradição, pois assim fica um ambiente alegre e festivo”, pontuou Edson.
O locutor contou ainda que procurou criar um perfil original para suas narrações e que, também, aprendeu muito com outros amigos profissionais os quais tinha um carinho e respeito, destacando entre eles o Procópio Prata.
“Tenho também a honra de ter sido o primeiro locutor da Rádio ABQM, e durante muitos anos pude ter a alegria de estar no comando da máquina sonora onde muitas vezes dividi esta missão com a locução nas pistas. Já em 2001 recebi o convite da ABQM para narrar a prova de Apartação durante o Congresso Brasileiro, em Bauru (SP), a qual aprendi a admirá-la”, destacou Edson.
A partir daí, surgiu também a oportunidade de prestar serviços administrativos na Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA), por indicação do criador Marcelo Gemha e a convite do então presidente Paulo Henrique da Cruz Alves, o que aceitei prontamente ficando aproximadamente por dez anos na área administrativa, na organização dos eventos, na sonorização e na locução das provas.
Ele cita que, com o passar do tempo ocorreram convites para narrar outras modalidades, as quais ele foi aprendendo e aperfeiçoando. Finalizando, Edson disse: “A ABQM é uma família a qual sinto que fui presenteado e honrado em exercer minha profissão. Estou muito feliz, pois nestes 26 anos de atividade fiz grandes amigos. E graças a Deus, o mundo equestre é um meio onde se reúne famílias e se educam os filhos”.
Texto: Abdalla Jorge Abib
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.