Associe-se
Ovídio Vieira Ferreira passa para a galeria dos imortais do Hall da Fama. Ex-presidente da ABQM, no período de abril de 1993 a outubro de 2009, é titular do Haras São Matheus, no município de Quadra (SP), junto com sua esposa, dona Beth Ferreira. O embrião do haras, o único no Brasil e talvez do mundo que cria as três modalidades, Conformação, Corrida e Trabalho, nasceu em 1974. Neste ano, o casal importou duas éguas: Tardys Delajane 2, filha de Tardy Too e Poco Della Jane (Poco Dell); e La Rancha Cammie (McCook’s Cash x Jan Sta, por Diammond Waggoner). Como nessa época ainda não existia o Haras São Matheus, elas ficavam alojadas na Fazenda Berrante, em Assis (SP), de Renato Eugênio de Rezende Barbosa (Tô), que vendeu também ao casal duas filhas de Shady Apolo Bars: Minie Apolo Bars (mãe: Sparkie Bars, por Paddle G. Bars), importada no ventre; e La Rancha Bars (La Rancha Cammie), carinhosamente chamada de “Pretinha”. Como não era possível desenvolver uma criação própria com éguas alojadas em outros locais, em 1979 elas foram transferidas para uma propriedade em Quadra (SP), que viria ser o atual Haras São Matheus.
As éguas precisavam ser cobertas e o garanhão escolhido foi Fly National MS, que cruzando com Tardys Delajane 2 gerou o potro Tardy Too National. Em 1985, ele ficou em terceiro lugar no Potro do Futuro de Conformação, em Araçatuba (SP). Já o primeiro título da modalidade veio com o Mr Hulk (Mr Three Wars x Red Bee Diamond, por Red Bee Top), campeão Potro do Futuro de Conformação, em 1983, na cidade de Ribeirão Preto (SP). “Compramos ele do criador, Antonio Carlos Quartim Barbosa”, recorda Ovídio, informando que ele era da linhagem de Corrida e também vencedor de GP, no Hipódromo de Tanquinho, na mesma cidade. A partir daí, passou a ser o garanhão do haras e cobriu várias éguas. ”Acreditava que o futuro da Vaquejada, Tambor, Baliza e Laço seria com o cruzamento de Corrida com Trabalho”, previa o criador. “Começamos a vender os filhos do Hulk com éguas de Trabalho”. Em 1986, nasceu Don Diego Bars, filho de Mr Hulk com a Minie. Dois anos depois vendemos ele para o criador pernambucano José Carlos Gonçalves, no 3º Leilão Quarter Horse, promovido pela Cia. Luiz Zillo e Sobrinhos, em Uberaba (MG), e se tornou uma lenda na Vaquejada e foi Hall da Fama da ABQM/2014.
Com o decorrer dos anos, vários outros animais fizeram história, como Lady Bar Winner, uma das éguas base da criação; Tolltac For Cash, finalista do Potro do Futuro 94, recordista dos 402 metros da época; além de MBJ MR Array e Skips Asset, que viraram reprodutores consagrados na Conformação, produzindo vários campeões. Outro que marcou época foi PG Billy Gray, uma das grandes estrelas da linhagem de Trabalho a entrar na reprodução brasileira, além de HA Dual CD Player.
Grandes parcerias também foram sua marca registrada na aquisição de cotas de famosos reprodutores das linhagens de Trabalho, Corrida e Conformação. No Trabalho: Bar’s Apollo VLO, Dixie Cat, Peptotime, Quixgun, Silver Wild SLN (Roxão) e Sugar Cream. Em relação à Velocidade, além de ser proprietário de Chicks Boudro, que obteve três vitórias e dois segundos lugares em Los Alamitos (EUA), o Haras São Matheus é cotista de A Streak Of Cash, Corona For Me, Gold Medal Jess, Granite Lake, Magnifico Fly, Nordick Only VM, Picasso Toll, Splash Bac, Vrrroom e Xodó Fly Toll ZO. Já na Conformação, além de ser proprietário de dois filhos de MBJ Mr Array (Mr Array Obsession e The Best One Array), é cotista de Self Discipline e The Sacred Son.
Dirigente por 16 anos à frente da ABQM
Utilizando em seu discurso de posse, em abril de 1993, o lema: “Honestidade, Ética e Transparência”, Ovídio Vieira Ferreira comandou a ABQM por mais de 16 anos. E relembrando alguns momentos de sua trajetória, até deixar a diretoria em outubro de 2009, ele disse: “Ao longo destes anos pude realizar com o apoio de vários membros de diretoria, ações muito positivas para a coletividade quartista. No Stud Book, procedemos o trabalho de digitalização de quase dois milhões de documentos referentes a 400 mil animais registrados; atualizamos o processo de DNA nos animais para a execução dos registros; reestruturamos e normalizamos o processo de protocolo para oferecer um melhor atendimento ao proprietário; passamos de 400 sócios pagantes para mais de 12 mil e encerramos a gestão com 48 mil proprietários. No setor esportivo, implantamos o antidoping nos cavalos de Trabalho e nas Corridas oficiais da ABQM; realizamos 16 Congressos, 17 Nacionais e 17 Potros do Futuro de Conformação e Trabalho, 17 Grandes Prêmios Potros do Futuro e a oficialização das corridas Sul-americanas do Challenge pela AQHA e a oficialização por essa entidade das provas de Vaquejada e Laço Comprido; além de todos os campeonatos de Vaquejada e Laço Comprido”. Finalizando, disse: “Tenho a certeza que ajudei a construir um Quarto de Milha forte e respeitado pelas demais raças da equinocultura”. E é por todo esse trabalho em prol da raça que a ABQM homenageia o criador Ovídio Vieira Ferreira no Hall da Fama 2016.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.