Notícias

Plantão Veterinário 24h ofereceu atendimento gratuito, em espaço ainda mais estruturado, no Potro do Futuro

Escrito por ABQM

18 OUT 2021 - 00H00

Em um espaço mais estruturado, para atendimento com conforto e segurança para os animais e sala de espera para os quartistas acompanharem as consultas, o Plantão Veterinário 24h funcionou por 14 dias, durante o 42º Potro do Futuro, 14ª Copa dos Campeões, 7º Derby e 4º Juvenil. Além dessa novidade, idealizada pelo Departamento de Eventos, liderado por Jonatas Dantas, e apoiada pela área de Esportes, pela primeira vez a clínica veterinária da ABQM teve o apoio da Vetnil. A ideia agradou criadores e proprietários.


O atendimento, 100% gratuito, ficou disponível 24h, a partir de dois dias antes das competições, e contou com uma equipe composta por dois médicos veterinários oficiais da ABQM e cerca de 30 estudantes de medicina veterinária de diversas universidades brasileiras. De acordo com o gerente de Bem-Estar Animal e Sustentabilidade da Associação, Orlando Filho, os atendimentos mais comuns nas provas são relacionados a problemas gastrointestinais, claudicações e suturas.


Ainda segundo o médico veterinário, em média, 5 mil animais, entre equinos e bovinos, participaram das competições do Potro, Copa, Derby e Juvenil do Quarto de Milha. Orlando informou que são realizados, aproximadamente, 80 atendimentos por prova oficial. Ele também explicou que além das consultas e atendimentos emergenciais são oferecidos serviços de diagnóstico, quando necessário, como exames clínicos, radiografia e endoscopia.


Bem-Estar Animal

A atuação dos profissionais da área não se limita ao plantão 24h. Os trabalhos começam com a inspeção e checagem dos animais. “Fazemos uma inspeção das condições físicas e documentos zoossanitários na recepção dos animais. Durante as competições o controle de antidopagem se faz presente visando garantir a integridade física do animal e maior lisura às provas”, explicou Orlando. As normas previstas nos regulamentos de Concursos e Competições e de Bem-Estar Animal devem ser seguidas à risca.


Os jurados oficiais, profissionais de ciências agrárias ou de notório saber, são as autoridades que garantem o comprimento de todo o regramento. “Nas provas, há inspeções para verificar quesitos técnicos de equipamentos e a conduta dos competidores com os animais atletas”, detalhou o gestor. Orlando informou ainda que, caso seja constatada alguma infração às boas práticas de Bem-Estar Animal, o infrator fica sujeito às sanções previstas nos regulamentos da Associação do Quarto de Milha.

Fique por dentro de tudo acessando o hotsite das competições.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.