Associe-se
Em 23 de Agosto de 1999, desembarcava no Brasil o Campeão americano de Rédeas, POCODO ANDY. Com apenas 4 anos e 5 meses, já trazia em sua bagagem, títulos importantes como os de Campeão do NRBC Intermediate Open e Spectacular Open Derbies, Campeão do Fort Worth Stock Show Novice Horse Open e expressivas colocações como Top 5 no NRHA Intermediate Open Derby e 3º lugar no Southwest RHA Limited Open Futurity. Porém, a história deste cavalo com o Brasil começou, quando José Rodrigo Machado Zica, titular da Fazenda Santa Helena, de Matozinhos/MG, incentivou seus filhos, Roberto e Felipe, ainda muito jovens à época, numa viagem ao Texas, a adquirirem um garanhão para o seu criatório. Com a companhia do treinador brasileiro de Rédeas, Carlos Deleu, visitaram diversos ranchos em território texano, até que se encantaram com o então potro Pocodo Andy, no Diamond B Ranch. Sendo assim, os dois irmãos decidiram adquirir Pocodo, sempre com o aval e incondicional incentivo de seu pai. Após isso, deixaram o cavalo nos EUA em treinamento com Deleu, só o trazendo ao Brasil, após a vitoriosa campanha do conjunto nas pistas americanas de Rédeas.
Em terras tupiniquins, o habilidoso alazão ainda conquistou o Campeonato Nacional ABQM na Categoria Amador no ano de 2000, foi Campeão do Congresso ABQM em 2001 na Categoria Aberta e em 2002, na sela de Alexandre Ramos, conquistou a 6ª colocação na Categoria Individual nos Jogos Equestres Mundiais realizados em Jerez de La frontera, na Espanha, feito este, que por 16 anos foi a melhor colocação de um conjunto brasileiro na competição.
Na reprodução, Podoco Andy conseguiu ser um animal superior ao que foi como atleta, pois produziu craques em praticamente todas as modalidades de Trabalho. Ao longo dos anos, tanto a família Zica, quanto os demais criadores que investiram nos filhos do garanhão, testaram sua progênie em esportes variados, sendo que posuindo 347 produtos registrados, produziu animais que somam 1.523,50 pontos na ABQM em 17 modalidades diferentes: Três Tambores, Apartação, Rédeas, Working Cow Horse, Laço Pé, Laço em Dupla, Laço Cabeça, Laço Individual Cronometrado, Laço Individual Técnico, Laço Comprido Armada, Laço Comprido Técnico,Team Penning, Ranch Sorting, Vaquejada, Performance Halter, Seis Balizas e Maneabilidade e Velocidade.
A versatilidade de seus filhos foi também refletida em seus netos, que o colocam entre os 48 melhores como avô no Ranking Geral de todos os tempos pela ABQM, sendo pai de garanhões e matrizes que produziram 2.560,25 pontos em várias modalidades.
Filho de Haidalena na égua Podoco Annie (filha de Pocodo Jordan), nascido em 24/02/1995 e desaparecido em 22/01/2012, Pocodo Andy representa um capítulo importante no criatório da Fazenda Santa Helena e da história da tradicional família quartista “Simões Zica”. Além disso, suas qualidades como atleta e principalmente seus atributos como reprodutor, também deixaram um legado grandioso para Cavalo Quarto de Milha de Trabalho no Brasil, e, por este motivo, será eternizado no Hall da Fama da ABQM em 2020.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.