Notícias

Renato Eugênio de Rezende Barbosa

Escrito por ABQM

06 SET 2023 - 15H17

Relembre um pouco dos 52 anos de história de Renato Eugênio Rezende Barbosa, o Tô da tradicional Fazenda Berrante, em Assis (SP), com trechos extraídos de matérias publicadas na Revista Quarto de Milha, como a da edição 40 de 1987. “Foi em 1966, que junto com os tios Paulo e José, que Tô começou a criar cavalos. O início se deu na Usina Maracaí, perto de Assis (SP), e a seguir passou para a Fazenda Santa Rita. Depois de algum tempo, após a separação da sociedade com os tios, o plantel estabeleceu-se na Fazenda Berrante, e Tô passou a criar por conta própria. E o primeiro animal comprado foi o cavalo Socks’ Sorrel (Socks Five x Sonora Miss). Uma compra ‘sui generis’, feita por carta em 1966 tendo o animal chegado junto com outros três em 1967.
Renato dividiu sua criação em duas grandes fazendas. Uma no Mato Grosso com 20 mil hectares para o plantio de soja e milho, onde o criador tem sua tropa de mestiços e a outra, em Assis (Berrante) com 140 hectares onde ficam os animais puros.
Disse ele na reportagem: “A corrida é um complemento da raça, mas comecei a criar cavalos impressionado pela Apartação, que é o que mais me atrai por sua inteligência e versatilidade. Meu haras foi todo montado para seu treinamento, com arena coberta e todas as facilidades para a modalidade. O segredo do Quarto de Milha é seu ‘know how’. É um animal que os norte-americanos acharam o que fazer com ele. Tornou-se o cavalo mais versátil e de maior utilidade pela variedade de coisas que é capaz de fazer”.
Responsável por trazer importantes garanhões e matrizes dos EUA, a Fazenda Berrante tornou-se conhecida por todos os criadores da Raça Quarto de Milha. E entre os reprodutores de Apartação que passaram a ser referência para o criatório nacional estão: Shady Apolo Bars (Ranch Bars x Miss Shady Bars), trazido em 1970; Doc’s Gamay, filho do legendário Doc Bar, linhagem favorita do criador, chegou em 1974; Sanjay (Freckless Playboy x Miss Pepsan) - um dos cavalos que mais prêmios conquistou em sua campanha atlética no Brasil, desembarcou em 1980 junto com Mr Jay Bee Dee (Son Ofa Doc x Miss J. B. Reed), cavalo este que teve como sócio o criador Sergio Cassius. Já em relação à Corrida, Tô adquiriu em 1986 em sociedade com Marcos Sá, do Haras Jota Sá, o cavalo Mito Wise Dancer de expressiva procedência e que havia sido sindicalizado pelo selecionado plantel norte-americano do Phillips Ranch. E por suas comprovadas qualidades na reprodução, Sanjay em 2013, Shady Apolo Bars em 2014, Mr Jay Bee Dee em 2015 e Doc’s Gamay agora neste ano, passaram a fazer parte do seleto grupo do Hall da Fama ABQM.
Mas a Berrante não parou por aí! Outros importantes animais, premiadíssimos em Apartação nos EUA, foram trazidos recentemente ao Brasil e deverão atingir também na reprodução grande destaques. São eles: Thundercat (High Brow Cat x Desire Some Freckles), Abrakadabracre (Bob Acre Doc x Willys Tivio Babe) e Sportin Aristocrat (Smart Aristocrat x Rose Marie Merada).
Com a experiência de mais de cinco décadas na criação quartista e uma ampla visão de negócios, Renato Eugênio de Rezende Barbosa atingiu seus objetivos, com muita dedicação e trabalho, o que o coloca na sétima posição no Ranking da ABQM de Criadores, com 5.073 pontos.

Texto: Abdalla Jorge Abib
Foto: Adilson Silva (Foto Perigo)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.