Notícias

Samir Jubran

Escrito por ABQM

06 SET 2023 - 13H57

A história de Samir Jubran envolve importantes atuações empresariais na economia brasileira. Á frente do Grupo Jubran, no comando da Construtora Jubran Engenharia, realizou obras em várias regiões do país. No setor agropecuário, chegou a ser conhecido como o "Rei do Gado", pois era proprietário de mais de 300 mil hectares em fazendas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Segundo vários órgãos de imprensa, só na cidade de Batayporã (MS), o pecuarista possuía cerca de 35 mil cabeças de gado divididas em aproximadamente 30 mil hectares para cruzamento de raças zebuínas para engorda. Foi destacado selecionador de gado Nelore de elite, obtendo importantes prêmios. Atuou também em outras áreas do agronegócio, angariando grandes resultados na produção de milho, soja, cana-de-açúcar e de celulose em florestas de eucalipto.

Mas, seu maior prazer eram os cavalos Quarto de Milha de Corrida. Ao longo de sua vida, formou um plantel dos mais premiados no turfe quartista e, sem dúvida, seu nome sempre estará associado com a lenda chamada Dash For Cash Jr. Importado por Samir Jubran, esse cavalo, que passou a ser eternizado na raça desde o 1º Hall da Fama da ABQM, chegou ao Brasil em 1980 ainda potro ao pé, trazido junto com sua mãe, a reprodutora norte-americana Smooth Leda (Jet Smooth). Dash For Cash Jr é filho do extraordinário campeão e produtor de inúmeros campeões, Dash For Cash. O defensor do Haras Fazenda Campo Alegre estreou no dia 18 de abril de 1981, no hipódromo de Avaré (SP), e acumulou em pouco mais de dois anos um invejável cartel, com 12 vitórias em 16 apresentações, destacando-se o título da Tríplice Coroa em 1981, vencendo os GPs Brasil (365 metros), Derby Nacional (402 metros) e C.C.C.C.N. (503 metros). Também obteve dois recordes de pista, um nos 365 metros (400 jardas) em Avaré e outro nos 700 metros na pista de Carazinho (RS), quando derrotou os mais velozes animais da raça PSI. Na reprodução, Dash For Cash Jr consagrou-se, servindo éguas dos mais diversos criadores. Embora desaparecido em 12 de janeiro de 1991, tornou-se pentacampeão de Estatísticas de Reprodutores, sendo pai e avô de inúmeros ganhadores clássicos.

Por sua destacada trajetória e referência no cenário nacional, Samir Jubran tornou-se presidente da ABQM por dois mandatos consecutivos (biênios: 1979/1981 e 1981/1983). Entre suas principais ações à frente da entidade, implantou o sistema de informática, proporcionando maior estrutura em relação às informações dos animais, além da agilização na entrega dos documentos. A partir dessa atualização, deu-se início também ao trabalho de apuração e entrega dos Certificados de Registros de Méritos. Outra ação implementada foi a campanha dos 2 mil sócios, pois quando assumiu a direção, a ABQM tinha em seu quadro cerca de um mil afiliados.    

Samir Jubran faleceu no dia 17 de novembro de 2012, no hospital Sírio Libanês, na capital paulista, aos 77 anos.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.