Associe-se
A história desse grande raçador confunde-se com a própria história do Quarto de Milha no Brasil, pois Shady Apolo Bars foi um dos cavalos que se eternizou na raça.
Nascido em 1970 nos EUA, esse filho de Ranch Bars e Miss Shady Bars (Johnny Bars), foi importando pela Fazenda Berrante, de Renato Eugênio de Rezende Barbosa. Desaparecido em 1980, teve uma passagem curta, no entanto, brilhante pela criação nacional, fazendo história nas pistas de Trabalho como Campeão Nacional de Apartação, tanto pelas mãos de Jayme de Jesus Rodrigues como por Eloy Medeiros Loureiro, e por sua boa estrutura morfológica, sagrando-se grande campeão de Conformação por oito vezes. Porém, seu grande legado foi construído por meio de sua história na reprodução, onde sua genética se alastra por gerações.
Apesar de ter produzido no Brasil apenas 118 produtos, entre os anos de 1974 e 1980, seu sangue corre nas veias de inúmeros filhos, netos e bisnetos, campeões e Registros de Mérito, vários deles liderando as estatísticas em diversas modalidades de Trabalho, entre elas, a Vaquejada e as provas de Velocidade.
O criador pernambucano Sérgio Novaes, conhecedor da história deste importante garanhão, inclusive realizando por duas temporadas (2012 e 2013) leilões com tributo à Shady Apolo Bars, durante o Congresso e Derby de Vaquejada, comentou: “A maior prova de que sua progênie tem a capacidade de herdar suas melhores características, tanto na morfologia quanto na habilidade, são os grandes reprodutores e matrizes que ele produziu em várias linhagens do Trabalho, alguns inesquecíveis como: Shady Leo, Go Man Bars II, Gold Sonora, Black Shady, Oil Apolo, Silver Apolo Bar e o saudoso Ronald da ER”.
Ele informou ainda que a saga de campeões de Shady Apolo continua com sua terceira e quarta gerações, com destaque para os líderes de estatísticas, em atividade, na reprodução: El Shady Zorrero, Shady King Times EK, Líder da SM, Don Diego Bars, Shady Steel SLN, Eternaly Handdome, Myke Ronald Bars, EF Shady Brown, entre outros. “Além disso, despontam como grandes revelações entre os garanhões jovens, cujos filhos estrearam recentemente com muito sucesso nas pistas, Eternaly Rojo JR e Ronald Gates HCB”, afirmou Novaes.
Os descendentes de Shady Apolo Bars continuam ocupando posições de liderança nas Estatísticas de Produtores com grande atuação nas modalidades de Três Tambores, Seis Balizas e Vaquejada.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.