Associe-se
Vagner Simionato, o Vaguinho, tem 50 anos de idade, sendo 35 “mexendo”, com o Quarto de Milha, levando a qualidade da raça nas provas de velocidade nas mais distantes pistas em todo o País. Dono do VS Treinamentos, é professor, treinador, competidor e muito mais. “Vende cavalos nos leilões, como ninguém”, garante Wilson Dosso, da WV Leilões, para quem trabalha nos grandes pregões. Dono de uma saúde de ferro, cedinho está volta às pistas, onde é o grande mestre da Velocidade em todas modalidades: Três e Cinco Tambores, Seis Balizas e Maneabilidade e Velocidade. Irreverente, em muitas finais, dava fortes tapas na cara, para “acordar” para a vitória E o público... Aplaudia! Outra sua mania: mandar bordar um boné com o tema que está sendo mais comentado no evento. Conheça um pouco de sua história.
“Com 15 anos de idade fiz o primeiro curso com José Eduardo Borba, em 1980, organizado pela ABQM, em Bauru (SP). A clínica durava 30 dias e era o dia inteiro de curso. Minha primeira prova, acho que foi no ano de 1982 ou 1983, com a égua Rola 2, mãe do Sabidão, que foi a primeira cruza que conseguimos e ele virou quase uma lenda nas provas de Velocidade”.
Ele conta que teve momentos que marcaram sua vida: “Um deles, foi quando apresentei a Cromita MA 10, em 1985, no Leilão Máquinas da Velocidade, durante o Congresso. Ela se tornou uma referência para a raça. Aliás, no ano anterior, também consegui muita coisa e posso afirmar que foi o meu melhor ano, pois trabalhei com as crianças ‘especiais’ e isso me marcou muito! Foi durante o Nacional da ABQM, em 1995, quando levei um jovem com Síndrome de Dow para fazer uma apresentação. Sem dúvida foi um momento muito especial”.
Segundo ele, uma coisa que sempre lhe deixa feliz em relação ao “meio” quartista é quando os pais lhe procuram para tirar também os filhos das “baladas”. “Várias vezes eu fiz isso, pois o esporte ajuda a afastar os jovens das ‘noitadas’. Depois de já casados, formados, eles não deixam de me visitar”. E em tom de brincadeira disse: “Sou meio sargentão com a molecada”.
Muitos lhe perguntam qual é a receita para o seu sucesso? – Sem pestanejar, ele responde: “A dedicação é fundamental. É preciso viver o cavalo. Não adianta fazer de conta que é cavaleiro. Tem de ser café-almoço e janta. E, principalmente, não deixar o sucesso subir à cabeça”.
Usando o lado da psicologia, Vaguinho tem a receita: “É preciso estar ao lado de outras pessoas. Escutar o que elas dizem. Perguntar sempre. Ter humildade, mesmo que você saiba. Precisa confirmar seus conhecimentos. O cavalo ensina muita coisa. A partir do momento que você começar a andar sozinho, pensando que sabe tudo, vai começar a sua decadência”.
De uma forma simples, ele diz como se deve fazer para realizar uma boa prova de Três Tambores. “Além de muito treino, o cavaleiro deve virar no primeiro tambor sem muita força. Não desgarrar todo o cavalo nele, pois precisará de mais ‘gás’ para conseguir virar bem os outros dois”.
Sobre os seus planos para o futuro, Vaguinho foi ligeiro: “Até quando meu corpo aguentar. Pretendo ainda montar bons animais com boas linhagens. Fazer bons cavalos para os meus clientes e para o Juninho (meu filho). Além de continuar dando cursos em todo Brasil”. Sobre o Juninho, o mestre não disfarça o sorriso e diz: “Era o meu sonho. Ele, apesar da pouca idade, já está pronto e está dando trabalho pros amigos. Mas que ser jogador de futebol... Ele é bom de bola também. Quem sabe não esteja surgindo outro Neymar...”, brincou.
Em relação às suas inúmeras conquistas, se tornou Líder de Estatísticas da ABQM como competidor de Três e Cinco Tambores, Seis Balizas e Maneabilidade e Velocidade, somando ao longo de sua carreira mais de 5,8 mil pontos. Destacam-se elas: 25 títulos de Campeão do Congresso Brasileiro, oito do Potro do Futuro, 18 Campeonatos Nacionais e seis da Copa dos Campeões, além de ganhar quatro carros, 101 motos e mais de 680 fivelas e troféus conquistados em eventos estaduais e regionais, promovidos por haras e entidades filiadas à ABQM.
Vaguinho divide o seu trabalho em três haras. No Centro de Treinamento VS, em Bauru (SP), “acerta” os cavalos com defeitos, sem hora marcada. Trabalha, às vezes, até de madrugada. Os outros dois são haras onde presta serviços. Todo esse sucesso de 35 anos de carreira, ele comemora agora nesta justa homenagem da ABQM, com o Hall da Fama.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.