Associe-se
Com 402,5 pontos de RMT e R$ 328 mil em prêmios em dinheiro, Victory Fly VM (Apollo VM x Signed To Liberty, por Signed To Fly), produziu 650 filhos registrados em 9 gerações, sendo que 7 estão correndo atualmente, totalizando 4.642 pontos de RMT pela ABQM e que totalizam aproximadamente R$ 2 milhões em ganhos pelo SGP.
“Considerado o maior cavalo atleta que o Tambor brasileiro conheceu, Victory Fly era uma unanimidade. Começou sua carreira de atleta aos dois anos no Jockey Club de Sorocaba, onde obteve um índice AA 86 de velocidade”, conta Thomas de Mello e Souza, proprietário do cavalo junto com sua esposa Roberta de Mello e Souza. Ele conta que, em seguida o cavalo foi para a sela de Abelardo Peixoto para ser domado e, com três anos já começou a ganhar provas de Três Tambores. “No seu primeiro ano, ganhou mais de sete provas, sendo coroado campeão Potro do Futuro, da classe Jovem. Pela Aberta, no giro do terceiro tambor, ele caiu e não completou a prova”, informou Thomas.
“A Fazenda Nossa Senhora de Lourdes adquiriu o VF, como o chamamos, em junho de 2006 para investimento como atleta e garanhão, por sua morfologia, atitude e pedigree de corrida. Logo ele começou a despontar, ganhou na largada o Campeonato Nacional de 2006 na categoria Exibição e, em seguida, em outubro de 2006, bateu o recorde nacional de tempo dos Três Tambores com uma marca inimaginável na época: 17s026. Foi aí que Victory Fly virou a Máquina do Tempo e começou uma trajetória no esporte que até hoje não tem nenhum paralelo”, pontuou Roberta.
Segundo Thomas, VF fez com que os praticantes da modalidade sonhassem com tempos baixos e com os 16 segundos, o que na época ainda não era uma realidade. Sua velocidade e agilidade nas viradas o diferenciavam do resto, de tal forma que em seu segundo Campeonato Nacional, em 2007, ele ganhou com quase meio segundo de diferença para o 2º colocado.
Com as vitórias acontecendo e os tempos baixos virando realidade, VF logo se tornou um ídolo do esporte e virou a atração principal das provas em que corria. O público se acumulava na cerca ou nas arquibancadas cada vez que ele entrava em pista. “Seu porte e carisma eram diferenciados e parecia que ele sabia disso, pois posava para o público quando ia partir e nas fotos que eram tiradas antes e após suas apresentações”, afirma Thomas. As vitórias foram se acumulando, sua fama aumentando e, naturalmente, ele começou a sua campanha de garanhão, em 2006. Sua primeira geração nasceu em 2007 e seu primeiro filho foi chamado de Just Like Victory (traduzindo: igual ao Victory) devido a grande semelhança com o pai. Logo se viu que VF imprimia a sua genética nos seus filhos, que nasciam com beleza e boa atitude.
“VF foi ‘tudo’ para a FNSL e um marco para a raça e o esporte. Ele abriu a mente dos participantes do esporte para o sonho da velocidade – rápida, porém controlada. Fez sonhar ser possível romper a barreira do 17s. Ele foi o maior ídolo do Tambor brasileiro. Ele projetou a FNSL no cenário nacional e internacional da raça Quarto de Milha e do esporte de Três Tambores. Ficou conhecido nos EUA, e não foram poucas as ofertas que vieram de fora para levá-lo embora.”
Mas, a FNSL tinha um projeto para ele. “Continuamos a fazer a gestão de sua carreira atlética até a sua aposentadoria, em 2012, aos 11 anos de idade, em ótima forma física para se dedicar exclusivamente à carreira de garanhão, já comprovado com a vitória em 2012 de sua filha no PF ABQM - categoria Aberta - Fofinha Fly LW. Com as vitórias dos filhos nas pistas, era natural que o pai saísse delas. Não foi uma decisão fácil, mas era necessária, já que a demanda pela sua genética crescia e sua responsabilidade como pai passava a ser maior que a do atleta. Sua última prova foi na FNSL, em novembro de 2012!
“O Victory Fly representou e representa para toda família FNSL uma alegria inexplicável em nossos corações. Não tenho palavras para descrever o quanto ele foi e é importante em nossas vidas. Ele foi o cavalo de nossas vidas. Feliz é aquele que encontra e descobre um cavalo como o VF. Ele mudou os Três Tambores no Brasil, fez com que todos acreditassem que o impossível, fazer um 16, era sim possível. Que um cavalo com linhagem de corrida poderia fazer tambor. O VF trouxe para a FNSL alegria, brilho em nossos olhos e corações, e orgulho de ter conseguido ter um animal tão especial. Ele era perfeito: seu olhar, sua morfologia, sua frente branca que parecia que tinha a marca dos tambores, seu jeito de entrar na pista com olhar fixo para os tambores, sua pose para tirar fotos, seu mau humor quando estava na baia, o brilho de campeão em seus olhos.
Ele faz muita falta para nós, mas só temos que agradecer a Deus por ter convivido um cavalo tão especial. Além de ter sido um garanhão que ganhou todas as provas importantes no país, ele se consolidou como um ótimo reprodutor, pois seus filhos estão indo muito bem nas provas. Em 2016, o garanhão que mais pontuou como reprodutor foi ele. Estamos muito felizes e gratos a todos que acreditam nele e àqueles que hoje têm filhos dele. Quando algum filho do VF corre em pista, torcemos como se fosse nosso, e ficamos mais felizes ainda quando vão bem e trazem alegria para os proprietários! O nosso amor pelo VF é indescritível, ele está presente em nossas vidas em fotos, quadros, poemas, tatuagens, dedicatórias, esculturas, pinturas e camisetas. Victory Fly, a Máquina do Tempo, é a nossa estrela mais brilhante no céu.
“O Victory Fly não foi da FNSL, não foi da Roberta, mas foi do Brasil. Ele tinha o Brasil como dono, o qual torcia e vibrava por ele”, afirmou Thomas.
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.