Associe-se
Esse espaço é dedicado aqueles que, com seus bordões, proporcionam entusiasmos e esperanças aos competidores que ao entrarem nas pistas de provas buscam os almejados títulos de campeões, além de arrancarem suspiros na plateia durante os eventos oficiais da ABQM.
E nada mais justo de iniciarmos com o pioneiro deste seguimento, contando um pouco da história do conhecido e admirado por muitos, Procópio Prata. Nascido em 4 de maio de 1948, na cidade de Floreal (SP), tornou-se o representante mais longevo desta classe. Sua relação com o cavalo vem desde a infância, quando na fazenda do seu avô, sempre participava juntamente com os peões de suas atividades equestres.
Profissionalmente, se formou em Ciências Físicas e Biológicas, Biologia e Pedagogia. “Exerci durante 37 anos atividades docentes na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo sido professor de Educação Básica, Ensino Médio, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino. E paralelamente a essas atividades, fui vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito na cidade de Floreal, de 2005 a 2012”, informou Procópio.
Segundo ele, sua paixão pelos cavalos foi evoluindo ao longo de sua vida até que, na década de 80, adquiriu seu primeiro cavalo Quarto de Milha, de nome Berimbau que foi treinado no Haras Bandeirantes, de Wilson Vitório Dosso.
“A partir daí, comecei a evoluir a ideia de introduzir em nossa região as competições de Laço, Baliza e Tambor. Para tanto, consegui viabilizar em Floreal um curso com saudoso amigo Lucinei Nunes, o Testa. Juntamente com vários amigos de outras cidades da Região, fundamos a Associação do Cavalo de Trabalho da Alta Araraquarense e realizamos um campeonato com diversas modalidades como: Laço e Dupla, Laço em Bezerro, Seis Balizas, Três Tambores e Cinco Tambores”, pontuou ele.
E além de fazer parte da organização desse campeonato, participou como competidor e exerceu as funções de locutor e juiz das provas.
“Com o passar do tempo, solicitamos o apoio da ABQM para incentivar a expansão das provas, no que fomos atendidos com o envio de troféus e até disponibilidade de juízes, o que nos proporcionou participar de uma etapa do Campeonato Nacional da ABQM em Ourinhos (SP) e, também, em Curitiba, no Paraná”, revelou Prata.
O início da locução
Com a criação de Núcleos Regionais pela ABQM e Associações de Modalidade, ele começou a fazer locuções de provas pela APCT, ANCA, ANCR e, também, na ABQM: “No início do Campeonato Nacional e Potro do Futuro da ABQM, em etapa única ocorrida em 1989, na cidade de Curitiba (PR), éramos apenas dois locutores, eu e o Ernesto Rocha. Com o crescimento do Campeonato outros se juntaram a nós”.
É importante afirmar que, neste 48º Campeonato Nacional, o dedicado profissional Procópio Prata completa longos 36 anos nesta atividade, tornando-se o mais antigo locutor dos eventos oficiais da ABQM, tendo a importante missão de transmitir informações e emoções nas pistas aos quartistas.
“Tive a honra e a felicidade de fazer a locução de todas as modalidades pela ABQM, inclusive das primeiras provas de Team Penning, Ranch Sorting e Working Cow Horse desde que passaram a ser introduzidas oficialmente no Campeonato Nacional e Potro do Futuro”, lembrou Prata. Segundo ele, após percorrer essa longa jornada, mantém um profundo sentimento de gratidão para com todas as pessoas com as quais conviveu e para com as entidades esportivas que depositaram confiança em seu trabalho. Finalizando, disse: “Enfim, sinto-me uma pessoa privilegiada por ter podido testemunhar o crescimento e a evolução de nossa Associação e acompanhar o desenvolvimento de muitos talentos nas competições das diversas modalidades. Agradeço a Deus por permitir-me tantos anos de trabalho e realizações e sigo com esperança de que continuarei nessa caminhada enquanto Ele assim o permitir”.
O próximo homenageado será o, também, conhecido José “Edson” Antônio.
Por: Abdalla Jorge Abib
Foto: Fernando Ulhoa
Haras Medalha de Ouro expõe dois destacados garanhões
Depois de cinco anos volta com a Galeria de Garanhões
20º Leilão Haras WV acontece nesta quinta (20), em Araçatuba
Com 4 das 10 matrizes mais pontuadas dos Três Tambores, edição trará à venda um dos melhores Potros do Futuro da Geração 2019, com seis tempos na casa dos 16 segundos
VPJ POP FEVER e Marcos Gonçalves de Souza garantem o menor tempo no Laço Individual do Nacional 2023
O conjunto foi o mais rápido na laçada, com 8s220; modalidade teve crescimento de 13% em relação à 2022
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.