Os benefícios

A Equoterapia é aplicada através de programas individualizados adequados às possibilidades do tratamento. Integrando técnicas pedagógicas e terapêuticas, eles são desenvolvidos com base nas necessidades de cada indivíduo em relação à sua reabilitação física e/ou mental e às finalidades educacionais e sociais almejadas.

Para isso, identifica-se as limitações do paciente e lhe oferece condições para que suas potencialidades sejam intensificadas.

A atividade equoterápica auxilia a reabilitação do praticante a nível físico, psíquico, social, emocional e intelectual, possibilitando a ele independência em suas atividades diárias. A interação com o cavalo desenvolve no paciente força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora, equilíbrio, mobilidade, atenção e memória. Além disso, coopera também na autoconfiança, afetividade e autoestima.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

A prática da Equoterapia é indicada para os seguintes quadros clínicos:

  • Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
  • Sequelas de traumas e cirurgias;
  • Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e linguagem.

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em ABQM

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.