Associe-se
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) divulgou a relação nominal dos candidatos habilitados para concorrer às eleições da entidade. O processo, que se encerrou no dia 1º de setembro, registrou a inscrição de uma chapa única para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, além dos associados que disputam vagas no Conselho de Administração. A gestão eleita assumirá o mandato referente ao biênio 2026/2028.
A chapa registrada é nominada de ABQM para Todos e tem como candidata à presidência Mônica Regina Ribeiro de Castro Cunha, atual presidente da associação. O grupo é composto ainda por Anizio Cezar de Emilio, Aroldo Souza Durães, Celso Pontes de Miranda Filho, Francisco Emilio Costa de Moura, Edmundo José Rodrigues Neto, Jamil Buchalla Filho, Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho e Thomas de Mello e Souza, que concorrem às vice-presidências.
Conheça os membros da Diretoria Executiva da chapa ABQM Para Todos:
Mônica é de uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP), criadora, pecuarista e competidora, é também a primeira mulher a chegar à presidência da entidade.
Um dos criadores mais antigos do Mato Grosso do Sul, Anizio, que faz parte da diretoria anterior, é um grande incentivador do Laço Comprido.
Natural de Ivaiporã (PR), é advogado, contador, casado com Silvana Guargiulo, é pai de quatro filhos e criador de cavalos Quarto de Milha voltado para os Três Tambores. Aroldo já foi membro do Conselho de Administração da ABQM.
Criador alagoano Celso Pontes de Miranda Filho, lidera o Agro CPMF. Entusiasta da Vaquejada é atuante na organização de provas, leilões e no fornecimento de genética para o esporte.
Vice-Presidente na gestão anterior, Edmundo, além de fortalecer a raça com a criação do Quarto de Milha, é competidor de Team Penning e Ranch Sorting.
Francisco Emílio Costa Moura, mais conhecido como Chico Moura é o atual presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas, sendo considerado por muitos com um dos responsáveis pelo crescimento da modalidade nos últimos anos.
Criador da raça a mais de 40 anos, Jamil tem uma trajetória pautada pela excelência e pelo compromisso com a evolução da genética equestre. Entusiasta do Quarto de Milha foi um dos incentivadores, junto a Macário Perez, para Araçatuba se tornar a ‘Capital do Quarto de Milha’.
Conhecido no meio do cavalo como ‘Loly’, Haroldo de Araújo Pessoa Sobrinho, tem a sua história confundida com a do Quarto de Milha. Com quase 40 anos de carreira no meio do cavalo, Loly atua ao aprimoramento e à valorização do Quarto de Milha no Brasil.
Casado com Roberta Paes de Almeida, Thomas, junto de sua esposa, são os titulares da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes – FNSL. Atuante no mercado de Três Tambores, Rédeas e Enduro Equestre, Thomas é um grande entusiasta dos esportes equestres.
Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal, foram inscritos como membros efetivos Herinaldo Menezes Costa, João Renato Pereira Lara e Paulo Eduardo Souza de Figueiredo Ferraz. Os suplentes são Ademar Uliana Neto, Rafael Correa Paoliello e Édio Lotufo Filho.
Também se inscreveram para concorrer às vagas de membros do Conselho de Administração os associados Diogo Rodrigues Mota, Edmilson Siqueira Varejão Sobrinho, Eugênio de Menezes Farias, Filipe Fedozzi, Gilmar Mandotti Garcia, Hely Felippe Júnior, Luiz Carlos Caromano Junior, Marcelo Barretto de Araújo Sarmento, Marcos Carvalho Ferreira e Sá, Onofre Carneiro Pinheiro Filho e Wilson Vitório Dosso.
Vale destacar que, o prazo para impugnação das candidaturas ocorre de 12 a 14/09/2025. O calendário com todos os prazos referente às eleições 2025, está disponível no hotsite oficial.
Quem pode votar?
A partir da alteração do Estatuto Eleitoral de 2024, ficou estabelecido que apenas os associados que estiverem com sua situação regular até o dia 30 de setembro poderão votar.
A ABQM reforça a importância de que todos os associados utilizem a funcionalidade disponível na Central do Quartista, onde é possível consultar se estão aptos a participar da eleição e, caso necessário, regularizar a situação para exercer o direito ao voto.
A definição de uma data-limite para adimplência e regularização cadastral traz maior segurança jurídica ao processo, evita contestações e dá tempo para verificação e auditoria da lista de votantes.
As mudanças representam um avanço na governança institucional da ABQM, promovendo maior clareza, previsibilidade e participação dos associados. A entidade reforça, com isso, seu compromisso com a transparência, eficiência administrativa e evolução democrática.
Diretoria da ABQM viaja para os Estados Unidos em ação de aproximação com a American Quarter Horse Association
Equipe compartilhou experiências sobre a raça e acompanhou a premiação do Hall da Fama de 2025.
Miss Apolitical Jess foi a melhor no milionário Potro do Futuro
Um marcante fim de semana para o turfe quartista, com destaque para a inauguração da nova pista do Jockey Club de Sorocaba
ABQM realiza formatura da 4ª turma do Projeto Novo Tempo na Ressocialização
Cerimônia destacou os resultados da equoterapia e anunciou a continuidade do projeto com a formação da 5ª turma
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.