Notícias

Miss Apolitical Jess foi a melhor no milionário Potro do Futuro

Escrito por ABQM

16 SET 2025 - 09H51

Adiado para os dias 13 e 14 de setembro, decorrente das reformas estruturais, tanto do piso da nova raia como de outros setores do Jockey Club de Sorocaba, o 48º GP ABQM Potro do Futuro, em homenagem ao saudoso criador Ovídio Vieira Ferreira, atraiu a presença de quartistas de várias regiões do país e de aficionados turfistas sul-americanos. No sábado, as emoções ficaram por conta de duas inaugurações, sendo a primeira destinada aos novos e confortáveis camarotes especiais na ala social e, em seguida, a principal delas, da nova pista com o solo totalmente reformulado e a ampliação de 6 metros da curva após o disco de chegada.

E antes do primeiro páreo classificatório, ocorreu o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo, Sorocaba, JCS e da ABQM. A solenidade foi realizada ao som do Hino Nacional, executada pela banda da PM de Sorocaba, e presenciada por dirigentes da entidade, criadores, proprietários, profissionais e outros amantes da velocidade.

O presidente do JCS, Jonatas de Oliveira Dantas, enalteceu o trabalho realizado por sua diretoria e de todos os profissionais envolvidos na reforma estrutural do prado sorocabano e outras bem-feitorias, o que provocou uma pausa em suas atividades esportivas por aproximadamente três meses. “Foi a dedicação de um trabalho diário de cada membro de nossa diretoria para que hoje pudéssemos estar concretizando um sonho que há anos vinha sendo requisitado. Além de pensarmos no bem-estar dos animais, estamos proporcionando também melhores condições para o conforto e prazer a todos que aqui frequentam”, enalteceu Jonatas, que emendou: “Quero agradecer, também, o apoio da ABQM através da presidente Mônica Ribeiro que mesmo ausente nesta festa, por estar representado à raça na Convenção da AQHA, não mediu esforços junto com sua diretoria para proporcionar a milionária e inédita premiação deste Grande Prêmio”. 

Os oito classificados
O GP Potro do Futuro, que tem a realização da ABQM e a organização a cargo do Jockey Club de Sorocaba, classificou oito produtos de três anos na distância dos 402 metros, com um fato importante, onde os animais finalistas são filhos de oito reprodutores diferentes, mostrando a qualidade genética que temos no Brasil. Além disso, os páreos comprovaram que a nova pista, proporcionou mais equilíbrio no potencial de conquistas aos competidores em todas as balizas desde a saída no partidouro (starting gate). Visto que, os quatro vencedores superaram os animais favoritos (cabeças-de-chave): Sagrada Desirio SJOR, castanha, coma marca de 21s762, filha de Desirio e Wager On A Chick (Chicks A Blazin), de propriedade de Roberto Sylvio Abdalla e criação de Marcelo Jorge; Golden Verde, fazendo o tempo de 21s958, filho de One Famous Eagle e Habitual Dreamer (Apollo - TB), pertencente ao Stud 4 Irmãos e da criação do Haras Vista Verde; Liv Senator Sam, chegando em 21s702, tordilha de Louisiana Senator e Velocita (Granite Lake), defensora do Stud Imortais e criada pelo Haras Sampaio; e a potra Miss Apolitical Jess, com 22s025, filha de Apollitical Jess e Paint Your Lips (Corona Cartel), do Rancho Horizonte e da criação de Jamil Name. 

Além desses vencedores, foram classificados para a grande final mais quatro melhores tempos entre os 20 outros produtos: Encantada For Me PK (21s794), zaina, filha de Corona For Me e Miss Encantada PK (Tres Seis), pertencente ao Haras Comanche e da criação de Plínio de Rezende Kiehl; Piemonte Corona STMV (21s852), castanho, filho de Fantastic Corona Jr e Refinada da Shalakô (No Secrets Here), do Stud Imortais e criado pelo Haras Santa Maria; Anjo Dourado HFSJ (21s995), zaino, filho de Gold Medal Jess e My Angel Reason SA (Good Reason SA), defensor da farda do Haras Picapau Azul e criado pelo Haras Fazenda São José; e Graziela Vista (21s998), potra filha de Flying Cowboy 123 e Kapalua Secrets (No Secrets Here), do Stud Graziela e da criação do Haras Vista Verde.

A emoção das finais 
 

GP ABQM Potro do Futuro


Com uma vasta programação, o domingo, 14, foi reservado para as finais do GP ABQM Potro do Futuro, Juvenil ABQM Potro do Futuro, classificatórias do GP Taça de Bronze e mais quatro páreos homenageados.

No Taça de Bronze quatro animais de três ou mais anos estarão disputando o título dos 275 metros daqui há 15 dias. São eles: Lendário Gold HBR (Gold Medal Jess x Charlotte Bryan, por Blazen Bryan), fazendo 15s338; Eye Am Here HW (No Secrets Here x Eye Am Bueno, por Mr Eye Opener), em 15s603; Tainara Dream HWS (Louisiana Senator x Eyesa Dream SLN, por Eyesa Special), marcando 15s761; e First Verde (Yankee Verde x Birthday Blues, por Walk Thru Fire), 15s821.

No sétimo páreo da tarde ocorreu o Juvenil ABQM Potro do Futuro (antigo Consolação), composto por seis produtos das classificatórias que ficaram nos segundos lugares, além dos melhores tempos que não foram para a final. Com a expressiva premiação distribuída de R$ 180 mil, descontando-se as percentagens de lei, o grande vitorioso, cravando 21s707, foi Granite Soul, filho de Granite Lake e Blues Girl Won (Mr Jess Perry), que teve a direção do jóquei A. Santana. Ele livrou meio corpo de vantagem de sua companheira de cocheira La Reyna (Fantastic Corona Jr x White Or Wrong, por Mr Eye Opner), em 21s778, com pilotagem de V. Barros. Quem festejou muito o troféu e o prêmio pelos dois animais foram os titulares do Stud Imortais e o criador de ambos os produtos, Érico Braga, sem contar a alegria do treinador A. Mendes que levou uma moto de premiação.

Cercado de enorme expectativa entre os presentes e milhares de quartistas que estavam acompanhando as corridas ao vivo pelo youtube.com/jcsorocabaoficial, precisamente às 16h10 foi dada a largada para o pelotão em busca do cobiçado título do 48º GP ABQM Potro do Futuro, com a inédita dotação de R$ 720 mil.

E quem saiu muito bem pela baliza 6, com a condução de A. Santana, foi o a defensora do plantel pernambucano do Rancho Horizonte, a alazã Miss Apolitical Jess (Apollitical Jess x Paint Your Lips, por Corona Cartel), da criação de Jamil Name. Ela dominou o páreo de ponta a ponta, percorrendo os 402 metros em 21s484 e superando bem a sua marca na classificatória (22s025), criando uma atmosfera vibrante das arquibancadas e sociais. O proprietário da campeã, Guy Peixoto, e a secretária do haras, Zelinha Medeiros, acompanharam de longe a grande vitória, e comemoraram a inédita e importantíssima conquista. Miss Apolitical Jess, pupila do treinador A. Mendes, possibilitou a ele levar como prêmio um carro zero km, bem como o jóquei que comemorou a vitória e saiu pilotando uma moto.

Com um corpo de diferença para a vencedora, cruzou o disco em 21s650 a, também fêmea Encantada For Me PK. Essa zaina, filha de Corona For Me e Miss Encantada PK (Tres Seis), pertencente ao Haras Comanche e da criação do saudoso Plínio Kiehl.

Representando a diretoria da ABQM, esteve presente nos dois dias de evento o vice-presidente Haroldo Pessoa Sobrinho, conhecido entre os quartista como Loly, o presidente do Conselho de Administração Aroldo Durães, além de parte da equipe de Comunicação da Associação, como os profissionais: Abdalla J. Abib, Daiane Barbosa, Isadora Quaresma, Ana Simonato e Tiago Murakami.

Veja os resultados completos pelo site: https://www.jockeyclubdesorocaba.com.br   

Texto: Abdalla Jorge Abib
Fotos: cedida pelo JCS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Associe-se a ABQM e tenha acesso a conteúdos, serviços e benefícios exclusivos.

Faça parte da maior associação de Cavalos Quarto de Milha!

Clique no botão abaixo e faça parte você também.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ABQM, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.